Fapema cria edital de financiamento de projetos voltados para solução de problemas das cidades maranhenses

Fapema cria edital de financiamento de projetos voltados para solução de problemas das cidades maranhenses
junho 14 16:22 2018

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), irá financiar projetos de pesquisa que apontem soluções para problemas das cidades maranhenses. O financiamento se dará por meio do Edital Cidades que está sendo elaborado com a participação de pesquisadores, doutores, mestres estudantes e representantes da sociedade ligados ao tema. Nesta quinta-feira (14), durante oficina promovida pela Fapema, foram discutidos os itens do edital e propostos eixos temáticos que vão nortear as pesquisa que devem contribuir para que o Maranhão avance em termos de urbanização, planejamento e gestão do solo urbano e mobilidade urbana, entre outras áreas. Para o edital estão alocados recursos no valor de R$ 500 mil.

 Questões como mobilidade, moradia, segurança foram eixos apontados pelos participantes e devem constar no edital que será lançado nos próximos dias. Produção do espaço urbano, economia urbana, dinâmica das cidades e cultura também compõe os eixos temáticos debatidos durante a oficina. Presente no evento, o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira, destacou a importância de discutir com a academia e com a sociedade a elaboração dos editais, o que é uma prática adota na gestão do governador Flávio Dino.

 “As oficinas têm o principal objetivo fazer com que a gente discuta e tenha o retorno dos pesquisadores sobre o que devemos contemplar no edital. Isso é feito com liberdade e com muita interlocução e está dentro do propósito do governo Flávio Dino, que orienta o estabelecimento do diálogo com aqueles que participam diretamente das pesquisas”, disse Alex Oliveira que estava acompanhado da diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento e da assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Aline Silva Andrade Nunes.

Ao falar com os pesquisadores o diretor presidente informou que além das oficinas para elaboração dos editais, a Fapema irá também promover novas oficinas para avaliar o resultado dos editais já lançados.

 MAIS SOBRE O EDITAL

 O Edital Cidades está dentro da linha Mais Ciência e do programa Mais Inclusão, que visa incentivar pesquisas voltadas à melhoria das condições de vida da população por meio do conhecimento produzido nas universidades e a contribuição para a solução dos problemas enfrentados pela sociedade maranhense.

 A diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Vale Nascimento, que conduziu a oficina, destacou que o edital é para projeto de pesquisa, mas não impede a interface com a extensão. “Os projetos devem focar questões do Maranhão e para o Maranhão”, enfatizou.

 As propostas que apresentarem parcerias com os movimentos sociais e organizações vinculadas à temática terão essa associação como mérito na avaliação. As propostas devem ser apresentadas por professores, mestres e doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa públicas privadas sem fins lucrativos, sediados no Maranhão.