Arqueóloga da Universidade de Illinois fará palestra sobre os paleoíndios da Amazônia

Arqueóloga da Universidade de Illinois fará palestra sobre os paleoíndios da Amazônia
dezembro 11 13:42 2018

Texto: Ascom/UFMA

O Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará no dia 13 de dezembro, às 18h30, a palestra “Paleoíndios da Amazônia”, ministrada pela antropóloga Anna Roosevelt, no auditório Mário Meireles, localizado no Centro de Ciências Humanas do Campus Bacanga, em São Luís.

A palestrante e professora Anna Curtenius Roosevelt é bacharela em Arte, História, Clássicos e Antropologia pela Universidade de Stanford, com PhD em Antropologia pela Universidade de Columbia e, atualmente, é professora de Antropologia na Universidade de Illinois, em Chicago. É considerada uma das mais importantes arqueólogas do mundo.

Anna Roosevelt achou indícios de uma cultura que teria evoluído em plena bacia amazônica no período paleolítico. Em 1991, a pesquisadora encontrou pinturas rupestres na caverna da Pedra Pintada, no Pará, com mais de 11 mil anos. Em 1995, descobriu sítios cerâmicos na Amazônia datados de 9 mil anos, levantando a possibilidade da existência de culturas avançadas em plena selva amazônica.

A palestra tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema) e da proteção patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As inscrições poderão ser feitas no dia, com direito a certificado de participação.

  Categorias: