Caravana Juventude com Ciência leva oficinas a Centro Novo do MA e Lagoa Grande neste fim de semana

Caravana Juventude com Ciência leva oficinas a Centro Novo do MA e Lagoa Grande neste fim de semana
novembro 26 18:05 2018

Fonte: Seejuv
Texto: Gildean Farias
26/11/2018

Os municípios de São João do Sóter, a 261 km de São Luís, e Lagoa Grande, a 370 km da capital, recebem nos dias 01 e 02 de dezembro, a Caravana Juventude com Ciência, com a realização de diversas oficinas nas áreas de educação e saúde, geração de trabalho e renda, recreação, leitura e entretenimento.

As atividades serão desenvolvidas por estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e de escolas da rede estadual de ensino, bolsistas do edital Juventude com Ciência, desenvolvido pelo Governo do Estado através das secretarias de Estado da Juventude (Seejuv) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Em Centro Novo do Maranhão, as atividades serão realizadas no Centro Educacional Josué Montello e na Praça José Alencar. Já em Lagoa Grande, as oficinas acontecerão na Unidade Integrada Roseli Nunes, no Assentamento Sigra, bairro Vila Kenio, das 8h às 18h e é aberta para toda a população dos municípios.

Juventude com Ciência

O edital Juventude com Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, de incentivo à extensão no ensino médio em que estudantes de escolas públicas realizam uma programação científica em municípios de menor IDH, nas áreas prioritárias do Programa Mais IDH (Educação, Saúde, Trabalho e Renda). A iniciativa é uma experiência inédita no Brasil, em que pesquisa e extensão são direcionados somente ao ensino superior.

A ação visa, além de fortalecer as iniciativas de pesquisa, contribuir para a formação de estudantes vinculados às instituições de ensino da rede pública, por meio da mobilidade acadêmica, para o desenvolvimento de projetos de caráter extensionistas que cooperem para melhoria dos indicadores sociais do Maranhão.

Nesta edição foram aprovadas 13 propostas, que estão distribuídas em três cidades: São João do Sóter (03 projetos); Centro Novo (05 projetos) e Lagoa Grande (05 projetos).

Em São João do Sóter, a caravana aconteceu no último fim de semana, movimentando o município e tendo a participação de mais de 100 pessoas nas três oficinas nos dois dias.

Primeira edição

Na primeira edição do projeto Juventude com Ciência, que ocorreu em novembro de 2017, mais de 100 estudantes e mais de 20 professores de escolas de Ensino Médio e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) executaram 12 projetos financiados pelo Governo do Estado.

As atividades foram realizadas nos municípios de Araioses e Serrano do Maranhão, no período de 17 a 19 de novembro e em Governador Newton Bello e Brejo de Areia, nos períodos de 24 a 26 de novembro. Foram mais de mil pessoas beneficiadas direta ou indiretamente nos quatro municípios onde aconteceram a ação nos dois fins de semana.

SERVIÇO:

O QUÊ? Caravana Juventude com Ciência em Centro Novo do Maranhão e Lagoa Grande;
QUANDO? Dias 01 e 02 de dezembro de 2018, das 8h às 18h;
ONDE? Centro Novo do Maranhão: Centro Educacional Josué Montello e na Praça José Alencar.      Lagoa Grande: Unidade Integrada Roseli Nunes, no Assentamento Sigra, bairro Vila Kenio.

  Categorias: