Diretora Científica da FAPEMA participa da abertura do 30º SEMIC na UFMA

Diretora Científica da FAPEMA participa da abertura do 30º SEMIC na UFMA
novembro 19 18:43 2018

A diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Silvane Magali Vale Nascimento, ao lado da reitora da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Nair Portela e demais autoridades, participou na tarde desta segunda-feira (19), da abertura do 30º Seminário de Iniciação Científica, realizada no auditório central, da UFMA em São Luís.

O evento de iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPGI) tem como objetivo divulgar os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição, com a participação de estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC do CNPq, FAPEMA e demais instituições, incentivar a formação de novos pesquisadores e ainda, premiar os trabalhos de maior destaque apresentados em todos os Campi.

Este ano, pela primeira vez, o SEMIC foi descentralizado e será realizado em São Luís entre 19 a 23 de novembro para discentes da capital; terá prosseguimento em Pinheiro no dia 28 de novembro para discentes da cidade; em Imperatriz nos dias 04 e 05 de dezembro para discentes dos Campi de Imperatriz e Grajaú; e em Chapadinha nos dias 11 e 12 de dezembro para discentes dos Campi de Chapadinha, São Bernardo, Codó e Bacabal.

“O SEMIC tem sido importante de mostrar a comunidade por meio de apresentações, de trabalhos, minicursos e palestras, o resultado das pesquisas que a nossa instituição desenvolve, contribuindo assim para a formação de recursos humanos, cada vez mais qualificados, estimulando o interesse pela ciência, e procurando ampliar o número de jovens pesquisadores. Este momento é por essas razões, um momento festivo de interação entre docentes e discentes da UFMA e de outras instituições do Estado”, disse a reitora Nair Portela.

Participaram, ainda, o Secretário Adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão – SECTI, Pedro Igor Nascimento; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allan Kardec Duailibe Barros Filho; o Diretor do Departamento de Pesquisa, Cesar Augusto Castro; o Coordenador do PIBIC, Vandílson Pinheiro Rodrigues e mais professores e alunos da UFMA.

A diretora científica da FAPEMA, Silvane Magali Nascimento, ressaltou a parceria que tem contribuído para o desenvolvimento das instituições de ensino superior do Maranhão e elogiou a iniciativa de realização do evento.

“É uma enorme satisfação de a FAPEMA participar deste evento. A Fapema tem no seu histórico, na sua trajetória, um compromisso com a Universidade, com a iniciação científica como primeira modalidade da pesquisa na formação de recursos humanos. Na gestão, este propósito se reafirma e se coloca numa perspectiva ampla de contribuir com que a sociedade maranhense as suas instituições de ensino superior possam crescer efetiva em número, mas também em qualidade de pesquisadores. Me orgulha e muito estar participando nesta mesa, neste contexto de mais uma seminário de iniciação científica. Parabenizo a organização do evento por mais essa demonstração de compromisso com a ciência no Maranhão”, declarou.

A programação do 30º SEMIC está disponível no site da UFMA.

  Categorias: