Educação em saúde é tema de pôster apresentado por bolsistas da FAPEMA na SBPC

Educação em saúde é tema de pôster apresentado por bolsistas da FAPEMA na SBPC
julho 12 13:21 2011

Trabalhos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicos do Maranhão (FAPEMA), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, estão sendo expostos na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sexta-feira, 15, no Campus da Universidade Federal de Goiânia- GO. Entre os trabalhos está o dos graduandos Fernando Vinicius Pereira de Almeida e Natanael Bezerra Monroe, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão.Alunos-UEMA

Na reunião, serão apresentados 189 trabalhos científicos de Instituições de Ensino Superior do Maranhão, sendo 125 da Universidade Federal do Maranhão, 20 da Universidade Estadual do Maranhão, 16 do Instituto Federal do Maranhão e mais 18 de faculdades particulares.

A apresentação do trabalho dos dois graduandos é na forma de pôster. O tema é “Ensino de Ciências e Educação em Saúde: representações sociais de professoras do ensino fundamental da rede pública municipal de São Luís – MA sobre as parasitoses intestinais”. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: inicialmente procurou-se conhecer a incidência de parasitos intestinais dos estudantes da escola objeto de investigação. Assim, foram realizados 230 exames parasitológicos de fezes utilizando-se o método de Hofmam, Pons e Janer ou Método de Sedimentação Espontânea para a detecção de cistos de protozoários e ovos de helmintos.

A etapa seguinte, segundo explicou Natanael Monroe, utilizou os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. “Nessa etapa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas em formato de Grupo Focal com nove professoras. Os resultados dos exames parasitológicos serviram como guia para a problematização do tema e apreensão das representações sociais”, conta.

As entrevistas foram gravadas e transcritas. O método da Análise do Conteúdo foi utilizado para a construção das categorias a partir das falas das professoras. A teoria das representações sociais serviu de base para a compreensão das ideias e concepções das docentes sobre parasitoses intestinais e ensino de Ciências contidas nas categorias de análise.

O resultado do trabalho apresenta o índice de positividade para parasitos intestinais de 31,74% (73 alunos). “Esta incidência é elevada e sugere que ações educativas devem ser priorizadas”, observa Fernando Almeida. O resultado foi divulgado aos docentes no intuito de alertá-los sobre o problema das parasitoses intestinais assim como compreender suas ideias e concepções acerca do tema.

 

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