Fapema apóia II Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Fapema apóia II Semana Acadêmica de Ciências Biológicas
setembro 29 18:51 2009

Com o tema “150 Anos da Teoria da Evolução e 200 Anos de Darwin: Em Busca do Sucesso Evolutivo”, acontece, de 07 a 09 de outubro, no Campus de Chapadinha, a II Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. O evento – que este ano homenageia Charles Darwin, pai do evolucionismo – é organizado pelo curso de Biologia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UFMA e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).cartaz_sacbio1

Durante a II Semana Acadêmica de Biologia serão apresentadas palestras, conferências e minicursos com professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN).Os participantes irão discutir sobre os processos evolutivos de vários grupos de organismos, principalmente daqueles que estão sendo estudados por pesquisadores da região do Baixo Parnaíba. Também irão debater sobre o bioma cerrado, que compreende o principal ecossistema do estado do Maranhão.

 Para a professora Andréa Cantanhede, a semana acadêmica irá possibilitar o intercâmbio de informações entre profissionais de diferentes áreas de investigação científica, além de permitir a divulgação das pesquisas que estão sendo feitas no Campus de Chapadinha. 

“É uma boa oportunidade para que alunos, professores e pesquisadores possam trocar experiências e atualizar seus conhecimentos”, disse. O evento também contará com apresentações de artistas locais. (confira a programação). As atividades acontecerão no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), na praça do Povo e no restaurante Confraria, centro da cidade.

 A expectativa dos organizadores. é de que a segunda edição do evento conte com um público maior e mais diversificado. “Fomos procurados por estudantes de biologia do campus de Imperatriz e de São Luiz. Também teremos a presença de pesquisadores de várias universidades, o que vai contribuir para enriquecer essa experiência”, disse o professor Jorge Nunes.

 Para ele, o encontro também abrirá novas perspectivas para o ensino de biologia nas escolas, servindo como motivação para a iniciação científica e para continuidade na carreira profissional dos estudantes.

Mudança de Cultura

O curso de Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha conta atualmente com 20 professores vindos de diversos estados brasileiros, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Goiás e Maranhão. Destes, 08 são doutores e 04 estão em fase de doutoramento. O restante é formado por mestres.

De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Cláudio Gonçalves da Silva, a UFMA tem exercido importante papel na Região do Baixo Parnaíba, contribuindo não só com a formação dos alunos, mas para uma mudança de mentalidade em relação à questão ambiental. “Trabalhamos no sentido de inserir os alunos na comunidade, realizando palestras envolvendo o ensino e a extensão na área ambiental e de saúde pública”, declarou.

 Cláudio Silva ressaltou que os professores do curso de Biologia desenvolvem vários projetos envolvendo pesquisa e extensão. Um exemplo é a Capacitação em Manejo Integrado e Controle de Praga da Mandioca, e o projeto Espécies de Colicóides Associados a Eqüinos e Bovinos em Área de Cerrado em Chapadinha-MA, ambos coordenados pelo professor Francinaldo Silva.

 Segundo ele, os docentes têm apresentado boa produção científica, com publicações em revistas especializadas (entre elas a “Brazilian Journal of Biology” e “Tropical Ciências Agrárias e Ambientais”) e participações em congressos nacionais e regionais. “Estamos desempenhando nosso papel, que é formar professores para o ensino de Biologia na Educação Básica (Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio) e também pesquisadores para atuarem no nível superior e pós-graduação”, disse. Maiores informações podem ser obtidas no site do evento www.sacbio.blogspot.com.

Но законоучитель "5470 mobility драйвер"был убежден, что ребенок усвоит "Охота на пиранью книга скачать"катехизис лучше всего по системе "Скачать песню аркадий кобяков а над лагерем ночь"розог.

В конце каждого заезда водителей в полсилы "Скачать шаблоны для powerpoint 2007"приободряли их жены.

А тогда, "Колыбель рима 2 скачать"закончил я, нам "Скачать безумное свидание торрент"остается только обвенчаться, Аврора!

Я оцениваю это как "Песня скачать где"работу, ответил я.

В хижине "Rar password cracked"было жарко, и под "Симулятор метро скачать игру"ярким карибским солнцем пахло горечью.

Джеф "Книга закрытая школа скачать"с мгновение пристально смотрел на него.

  Categorias: