Fapema e Sedihpop realizam “Laboratório de Ideias Mais IDH”

Fapema e Sedihpop realizam “Laboratório de Ideias Mais IDH”
dezembro 11 15:30 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) realiza a partir de hoje (11) até o fim da tarde de amanhã (12), o “Laboratório de Ideias Mais IDH” no Casarão Tech, Rua da Estrela, 386, Centro.

Para o Secretário-Adjunto da SEDIHPOP, Bruno Lacerda, os projeto apresentados precisam ser úteis não somente para o Governo do Estado, mais sobretudo, para os municípios com menor IDH do Maranhão. “São muitas políticas estratégicas desenvolvidas nas ações do Estado para as regiões maranhenses menos desenvolvidas e esse momento é importante para apresentar e destacar os projetos aprovados no Edital Iniciativas Mais IDH da Fapema”, destacou.

De acordo com o assessor de planejamento da FAPEMA,  João Arthur Reis, o edital é pioneiro e inovador porque foi inserido na programação do edital, antes mesmo do início da execução dos projetos em campo, esse evento: o Laboratório de Ideias Mais IDH. “Aqui nós estamos reunindo todas as equipes dos projetos que estão sendo apoiados, técnicos do governo estadual, especialistas em diversos temas e lideranças locais dos municípios onde serão executados os projetos, para que estes possam ser discutidos e aprimorados”, pontou.

Ainda, segundo João Arthur Reis, a ideia é que, através do debate, sejam colhidos subsídios para os projetos e para políticas públicas nos municípios do Mais IDH. “O edital como um todo pretende ser uma experiência inovadora de extensão e transferência de tecnologia, envolvendo a Academia, o Governo, o Terceiro Setor, produtores locais e cidadãos dos municípios do Mais IDH”, finalizou.

Participam do evento representantes de projetos aprovados pelo Edital Nº 019/2018 – Iniciativas Mais IDH. Esse edital, de maneira inédita, previu a participação dos projetos selecionados em um evento presencial, em São Luís, de caráter preparatório às atividades em campo. Os projetos apresentados durante a programação, receberão contribuições de técnicos do Governo envolvidos no Plano Mais IDH, representantes de organizações da sociedade civil e acadêmicos.

Confira a programação completa a seguir:

Dia 11/12 – Tarde

14h: Extensão e o Plano Mais IDH (SEDIHPOP)

15h: Apresentação dos projetos – parte 1

16h: Intervalo

16h30: Apresentação dos projetos – parte 2

17h30: Apresentação do “Sim, eu posso!” – metodologia exitosa de extensão no Plano Mais IDH

 

Dia 12/12 – Manhã

08h30: Rodas de Conversa – Reuniões individuais dos projetos com os convidados(as)

 

Dia 12/12 – Tarde

14h: Oficina de Orçamento e Prestação de Contas (FAPEMA)

15h: Alinhamento de equipes – sistematização das informações após “Roda de Conversa”

16h: Debates e intercâmbio de experiências

  Categorias: