Fapema inicia nesta terça-feira (10) avaliação das propostas inscritas no edital Bolsa de Doutorado no País e Exterior

Fapema inicia nesta terça-feira (10) avaliação das propostas inscritas no edital Bolsa de Doutorado no País e Exterior
abril 10 15:17 2018

Com um número recorde de propostas inscritas, 182, o Edital número 46/2017– Bolsa de Doutorado no País e Exterior é o edital de bolsas mais concorrido da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Nesta terça-feira (10), os projetos submetidos ao edital começaram a ser analisados pelo Comitê de Julgamento formado por 22 consultores ad hoc de diferentes instituições de ensino do Maranhão e das mais diversas áreas de conhecimento.

O julgamento será realizado em dois dias, nesta terça-feira e na quinta-feira (12). O resultado final da chamada pública deve ser divulgado na próxima semana no site da Fapema, no endereço – www.fapema.br. Para o edital, o Governo do Estado destinou recursos no valor de R$ 3.714.720,00, oriundos do tesouro estadual alocados no orçamento da Fapema.

Durante a abertura dos trabalhos, a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Aline Silva Andrade Nunes, destacou a importância dos comitês presenciais, uma prática que vem sendo valorizada pela Fapema com o objetivo de garantir mais transparência ao processo de julgamento dos editais. “A Fapema tem tido essa tônica dos comitês presenciais. No quesito de transparência, não resta dúvida de que é muito mais eficiente. A gente consegue debater aqui os temas mais importantes, socializar algumas dúvidas e ponderar algumas questões coletivamente o que é, sem dúvida, um ganho para todos” pontuou Aline Nunes.

O objetivo do edital, que integra a linha de ação “Mais Qualificação” no âmbito do programa “Mais Bolsa”, é contribuir para a qualificação de professores e pesquisadores do Maranhão com a concessão de bolsas para estudantes de programas de pós-graduação em nível de doutorado em Instituições de Ensino Superior (IES), fora do estado do Maranhão e no exterior.

  Categorias: