Fiema e Sebrae sensibilizam empresários para a importância da inovação

Fiema e Sebrae sensibilizam empresários para a importância da inovação
outubro 28 18:53 2011

Um convênio firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional, por meio das Federações e do Sebrae local, está despertando nas indústrias brasileiras a cultura de inovação.

São Luís, ontem (27), deu o primeiro passo. A etapa inicial do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias consiste na sensibilização do empresariado. Para tanto, Dálcio Roberto dos Reis, doutor em Planejamento Estratégico pela Universidade de Aveiro, em Portugal, ministrou a palestra “Lucrando com Inovação” e a plateia aproveitou para participar, tirar dúvidas e dar depoimentos.Fiema

Durante a explicação, Dálcio Reis falou que inovação é um tema vigente, que ultrapassa as barreiras do modismo. “A inovação é uma forma de a empresa ganhar mais dinheiro, utilizando estratégias que vão além da competição pelo preço. A inovação pode se dar por meio do lançamento de um produto, na prestação de um serviço, em marketing, na forma de gestão e, até, em um novo jeito de executar um processo interno. Quem não despertar hoje para a inovação vai sumir daqui a 20 anos, assim como aconteceu com quem não priorizou a qualidade 20 anos atrás”, observou.

Na primeira edição do projeto no estado, estão participando industriais dos segmentos alimentícios e metalmecânicos, que, com o apoio do Sistema “S”, passarão pelas etapas seguintes: capacitação, elaboração do plano de inovação individual e execução do plano. A expectativa é que, nos 24 meses de execução do projeto, 40 empresas sejam atendidas.

A diretora administrativo-financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA), Stael Chaves Pereira, que representou a diretora-presidente da instituição, Rosane Guerra, considerou a iniciativa louvável, já que fomentar a inovação é fundamental para aumentar a competitividade das indústrias locais. “Nós sempre achamos que já sabemos tudo, mas quando chegamos em um encontro como esse sempre aprendemos coisas novas. É muito importante participar desta interação e ouvir experiências. Achei a iniciativa maravilhosa”, ressaltou.

IMPERATRIZ – A etapa de sensibilização do Projeto de Gestão da Inovação para Micro e Pequenas Indústrias já aconteceu na cidade tocantina no último dia 18, reunindo mais de 40 empresários industriais da região. Imperatriz foi a primeira cidade do país, fora da capital, a receber essa etapa do projeto.

“A inovação e a produção de pesquisa voltada para a indústria é uma exigência do consumidor, imposta pelo mercado. Portanto, um caminho sem volta que precisa ser perseguido insistentemente e cotidianamente pelas nossas indústrias”, disse o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

  Categorias: