Fórum do Confap será realizado em Belo Horizonte

Fórum do Confap será realizado em Belo Horizonte
novembro 28 11:23 2018

A cidade de Belo Horizonte, capital mineira, vai sediar, a partir da próxima quarta-feira (28), a quarta edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) de 2018. Entre as autoridades presentes, estarão o ministro de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), Gilberto Kassab, e a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi.

Durante a cerimônia de abertura, que ocorrerá no dia 28, a partir das 19 horas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o ministro dará início oficialmente ao Programa Centelha. O projeto, que visa à formação de empreendedores voltados para a inovação no território nacional, foi concebido de parceria entre MCTIC, Confap, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A abertura ainda contará com a assinatura de protocolos e termos de parcerias. Além disso, serão assinados acordos de cooperação e um Memorando de Entendimentos entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e instituições de ciência e tecnologia do Estado.

Para Zaira Turchi, este é um momento histórico muito importante para a Ciência e Inovação brasileiras e que discutir e planejar a continuidade das ações que foram realizadas nos últimos anos é fundamental. “Nos Fóruns do Confap sempre há uma grande participação dos presidentes, diretores científicos e representantes das Faps e as discussões que realizamos nestes três dias, com pautas relevantes e atuais, é de extrema importância”, destaca.

De acordo com o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, o Fórum ocorre em momento oportuno. “É hora de traçar planos e definir as estratégias para os próximos anos, com foco no desenvolvimento da CT&I em todo o País”, afirma.

Também estarão presentes no evento, que se estende até a próxima sexta-feira, 30, o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, o presidente da Capes, Abílio Baeta, o presidente da Finep, Ronaldo Camargo, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart. As entidades anfitriãs desta edição do Fórum são a Fapemig e a UFMG.

Programação

Na manhã do segundo dia do evento, o presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep/UFMG) ministrará a palestra ‘O papel atual das Fundações de Apoio: O caso Fundep’. Neste dia, ainda serão realizadas mesas redondas com agências nacionais e parceiros internacionais.

O dia 30 de novembro é reservado para pautas internas, entre elas relatos dos Grupos de Trabalho do Confap, e deliberações. Ao final do evento, será realizado um relato das Fundações em forma de pitch.

Confira a programação do evento.

Assessoria de Comunicação Social do Confap

  Categorias: