Governo treina monitores que vão atuar na Semana de Ciência e Tecnologia

outubro 06 18:17 2016

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promoveu nesta quarta-feira (5), em Imperatriz, reunião com os 60 monitores que vão atuar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA). A reunião teve como objetivo orientar os monitores sobre o trabalho de cada um durante o evento que acontece pela primeira vez no interior do Estado. A semana será aberta no dia 19 no Centro de Convenções de Imperatriz e se estende até o dia 22 de outubro.

 

“Estamos a poucos dias do início da semana que é o maior evento de divulgação cientifica do Maranhão e do país. Depois de 12 anos realizado em São Luís, este ano o evento acontecerá em Imperatriz, o que mostra o compromisso do governo Flávio Dino de garantir a todos os maranhenses as mesmas oportunidades. A reunião com os monitores visa garantir o sucesso do evento já que eles têm um papel importante na organização das atividades que serão ofertadas durante a semana”, disse o secretário da Secti, Jhonatan Almada.    

 

Amanda Araújo Nascimento, graduanda do curso de Geografia da Uema, é uma das selecionadas pelo edital de monitoria lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Durante a reunião ela falou da expectativa de participar do evento. “Acredito que teremos um grande público, já que é a primeira vez que o evento acontece na região. Ele é importante no sentido de dá notoriedade aos trabalhos realizados por pessoas daqui”, disse.

 

“Espero contribuir com o sucesso do evento e vamos trabalhar para que a meta de público seja atingida. Também será um momento de aprendizado. Trabalhar na semana é uma experiência única que todos estamos tendo”, completou Cintia Tainá, que também é monitora.

 

Atuação

 

Os monitores irão ajudar a equipe da Secti, que coordena o evento; no trabalho de credenciamento, acompanhamento dos alunos que visitarão a Cidade da Ciência, nos auditórios, Mostra Cientifica, Feira de Ciência, Planetário, Área de Agricultura e Telescópio.

 

As equipes de monitores serão divididas em três turnos: das 8h30 às 12h30, das 13h30 às 17h e das 17 às 21h. Cada monitor receberá uma bolsa no valor de R$120,00, que será paga após a realização do evento e certificado que contará como atividade curricular. Os certificados só serão emitidos para os monitores que cumprirem as 16horas.

 

Espaço

 

A “Cidade da Ciência” que está sendo montada pelo governo com a coordenação da Secti ocupa duas áreas que somam 4.300 metros quadrados no Centro de Convenções de Imperatriz.

 

No espaço de 1.800 metros quadrados irão acontecer mostras científicas e feria de ciência. Este espaço abriga cinco auditórios, dois planetários, praça de alimentação e o palco para atividades culturais. O segundo espaço, de 2.800 metros quadrados, é ocupado por estandes, feira de agricultura, espaço para livreiros e para apresentação de pôsteres, entre outros.

  Categorias: