A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi instituída pela Lei Complementar n° 060, de 31 de janeiro de 2003. Seu objetivo é promover o desenvolvimento humano por meio de pesquisa cientifica e de inovação tecnológica, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral.

Por meio de sua atuação a fundação contribui para a formação e fixação de talentos humanos, com ações que resultem no fortalecimento da ciência e de suas aplicações, em todos os níveis do conhecimento.

A política do atual governo para a ciência, tecnologia e inovação, executada pela FAPEMA, se articula a partir da política nacional e, para tanto, propõe a adoção de três áreas temáticas transversais para o amparo e o fomento às ciências de base e aplicadas.

As áreas temáticas são Desenvolvimento Social do Maranhão, Promoção e Proteção dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente e Desenvolvimento da Competitividade no Estado. As ações da fundação estão estruturadas em quatro linhas – Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência-, 15 programas e 43 editais.

MISSÃO

Estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão e contribuir com a redução das assimetrias sociais para o desenvolvimento do Estado e melhoria da qualidade de vida do seu povo.

VALORES

Ética
Transparência
Inovação
Inclusão social
Sustentabilidade
Participação popular

VISÃO

Proporcionar aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico