Prêmio FAPEMA 2013: Treinamento de pedagogos para abordar gênero e sexualidade na escola é analisado

Prêmio FAPEMA 2013: Treinamento de pedagogos para abordar gênero e sexualidade na escola é analisado
novembro 11 14:16 2013

premio2013Pensando na melhoria da formação de pedagogos e buscando compreender como se dá essa formação, a pesquisadora Walkíria de Jesus França Martins, orientada pela professora doutora Iran de Maria Leitão Nunes, desenvolveu sua dissertação de mestrado tomando como objeto o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. A dissertação venceu o Prêmio FAPEMA 2013, na categoria Dissertação de Mestrado, modalidade Ciências Sociais Aplicadas.

O objetivo do trabalho foi analisar como ocorre a formação de pedagogos no que se refere a duas temáticas específicas: gênero e sexualidade. Ou seja, a análise consistiu na maneira como esses profissionais estão sendo treinados para abordar tais assuntos na escola.

Em seu trabalho de conclusão de curso, Walkíria chegou a investigar como a disciplina de Orientação Sexual se dava no ensino básico em uma escola de São Luís. Visando aprofundar tais estudos, no mestrado, desenvolveu a dissertação que procurou entender quais bases metodológicas orientam os profissionais de pedagogia, quanto aos temas gênero e sexualidade.

Os resultados apontaram que as disciplinas que tratam sobre as temáticas ainda assumem um status longínquo em relação às disciplinas padrão do curso. Sobre os trabalhos monográficos do curso de pedagogia da UFMA analisados, dos 273, produzidos entre 2006 e 2010, somente 12 abordaram os temas gênero e sexualidade, o que demonstrou certa eventualidade no tratamento de tais assuntos. “É preciso instigar uma reflexão sobre como a formação dos pedagogos poderá oferecer sua contribuição para que se tenha uma educação emancipatória, capaz de libertar os sujeitos”, finalizou a vencedora.