Voltar à página inicial

Projetos Especiais

REDE MALÁRIA

A Rede Malária tem como objetivo promover a implantação e o fomento de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em malária como Subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX – REDE MALÁRIA), apoiando atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação a projetos relacionados à área.

REDE DE BIOCOSMÉTICOS – REDEBIO

As Fundações de Amparo a Pesquisa dos Estados do Pará (FAPESPA), Amazonas (FAPEAM), Maranhão (FAPEMA), Acre (FUNTAC) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (SECT/TO) reuniram esforços para promover a formação e o fomento de uma rede de caráter interregional e interdisciplinar, a Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento em Biocosméticos, REDEBIO. O objetivo da REDEBIO é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos em rede de pesquisa inter-regional e interdisciplinar em biocosméticos, fortalecendo cadeias extrativistas da região, melhorando os sistemas produtivos e apoiando comunidades para alcançar melhores níveis de sustentabilidade dessas comunidades. Os investimentos se destinam às pesquisas da cadeia produtiva de quatro insumos regionais definidos: andiroba, copaíba, castanha do Pará e babaçu.

REDE DE PESQUISA DA REGIÃO NORTE – BIONORTE

A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE) integra as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, inovação, formação de recursos humanos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Criada em 2008, a BIONORTE é integrada por instituições focadas na biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal. Suas ações vêm fortalecendo a infraestrutura e formando recursos humanos para a melhoria da pesquisa.

O primeiro Edital BIONORTE contou com um orçamento de 20 milhões. Deste total, 13 milhões foram financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, enquanto 7 milhões ficaram sob responsabilidade dos nove estados que compõe a Amazônia Legal.

PPSUS

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Prioritário para o Sistema Único de Saúde – PPSUS foi idealizado para superar as desigualdades regionais na área de saúde.

O programa visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico apoiando atividades de pesquisa em Saúde no Maranhão. O PPSUS é uma parceria da FAPEMA com o CNPq.

O objetivo geral é apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde. E assim, apoiar atividades de pesquisa que promovam desenvolvimento científico, ou tecnológico ou inovador da área da saúde para o Maranhão.

Para o primeiro ano foram disponibilizados R$ 300 mil oriundos do Governo Estadual, por meio da Fapema e R$ 600 mil oriundos do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE) e o Ministério da Saúde (MS).

PPP

O Programa Primeiros Projetos, PPP, tem como objetivo apoiar a instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino e pesquisa do Maranhão visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos de pesquisa.

Os recursos que financiam a chamada de projetos de apoio à infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação para jovens pesquisadores são originários de uma parceria da FAPEMA com o CNPq.

PRONEX

O PRONEX destina recursos financeiros a Núcleos de Excelência, que tenham liderança e papel nuclear no setor de sua atuação.

O edita apóia a execução de projetos de grupos consolidados ou de novos grupos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, visando dar suporte financeiro às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em conformidade com as condições estabelecidas no próprio edital

Os Núcleos de Excelência são grupos organizados de pesquisadores e técnicos de alto nível, em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do Maranhão. As ações do PRONEX são desenvolvidas em parceria com o CNPq.