26 Junho 2017

Twitter 

You need to upgrade your Flash Player
Editais Abertos Patronage
Editais Encerrados Resultados Editais
Sistema de Eventos Licitações

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Tabela de Pagamentos Ouvidoria
Quadro de Diárias Manual de Prestação de Contas
 Autenticar Documentos Valores de Bolsas

Brasil sedia festival de ciência que incentiva competências de comunicação entre pesquisadores

  • PDF

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil, em parceria com o CNPq, a Confap e a Fapesp. O ganhador da etapa nacional representará nosso país no FameLab International, no Reino Unido.

Podem se inscrever no evento bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2017 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências:
CNPq, independente da Unidade da Federação; e das seguintes Fundações de Amparo à Pesquisa filiadas ao CONFAP: FAPEMA (Maranhão), FAPESP (São Paulo), FAPEG (Goiás), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPES (Espírito Santo), FAPESC (Santa Catarina), FAPITEC (Sergipe), FAPT (Tocantins) e Fundação Araucária (Paraná).

Para se inscrever no FameLab Brasil, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição online. Na ficha de inscrição, além dos seus dados pessoais, o candidato deve fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês. Este vídeo deve atender aos seguintes critérios:

1. Duração máxima de seis (6) minutos, sendo no máximo três (3) minutos para cada versão. Vídeos com duração maior serão desclassificados;
2. Formatos .mov ou .mp4, com até 50 megabytes;
3. Sem a utilização de power points ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis;
4. Sem música de fundo;
5. Sem edições ou efeitos especiais.

A qualidade do vídeo não será levada em conta na avaliação. O vídeo não pode ser editado, nem incluir outras pessoas além do próprio apresentador. A data limite para submissão do vídeo de inscrição foi prorrogado até 8 de março de 2017.

 

Etapas do concurso

A lista de candidatos selecionados para a primeira etapa presencial do concurso (semifinal nacional) será anunciada no site do evento em 10 de abril de 2017.

Semifinal Nacional | 25 de abril de 2017
Apresentação dos 20 candidatos selecionados, ao vivo, em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição anterior, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento, o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase (masterclass e final nacional).

Masterclass | 26 e 27 de abril de 2017
Os 10 finalistas selecionados anteriormente participarão de uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional, a qual ocorrerá no dia seguinte à conclusão do Masterclass.

Final Nacional | 28 de abril de 2017
Apresentação dos 10 finalistas, ao vivo, em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo. O local de realização de cada uma das etapas presenciais do concurso nacional será divulgado futuramente. As despesas de participação dos bolsistas selecionados (passagens aéreas e diária) serão custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa a qual estão filiados, segundo suas próprias normas e chamadas.

FameLab International | 6 a 11 de junho de 2017
O vencedor da final nacional representará o Brasil no FameLab International durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontecerá de 6 a 11 de junho de 2017 na Inglaterra. Todas as atividades do FameLab International, bem como a apresentação oral nas etapas classificatórias da competição internacional, serão realizadas em inglês, sem tradução.  As despesas de transporte, hospedagem e alimentação do candidato brasileiro serão custeadas pelo British Council, conforme especificado nos termos e condições do concurso (disponível para download no final desta página).

 

Critérios de avaliação

Comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelo British Council e demais parceiros neste concurso selecionarão os candidatos em cada uma das etapas por meio de um processo competitivo que avaliará os seguintes critérios:

1. Conteúdo: Factualmente correto e cientificamente válido, situado de forma coerente e adequado para uma audiência pública e diversificada.
2. Clareza: Apresentação precisa e clara no contexto do tema relacionado, permitindo o entendimento por parte do receptor e, quando for o caso, uso eficaz dos assessórios.
3. Carisma: Posicionamento cativante, entusiasmante e inspirador.

Mais informações: https://www.britishcouncil.org.br/famelab