26 Junho 2017

Twitter 

You need to upgrade your Flash Player
Editais Abertos Patronage
Editais Encerrados Resultados Editais
Sistema de Eventos Licitações

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Tabela de Pagamentos Ouvidoria
Quadro de Diárias Manual de Prestação de Contas
 Autenticar Documentos Valores de Bolsas

Governo lança editais de valorização dos Mestres e Mestras da Cultura Popular e de pesquisa sobre o Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

  • PDF

mestres-mestras1O Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), realizaram na manhã desta terça-feira, dia 14, no Convento das Mercês, o lançamento dos editais de valorização e reconhecimento dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão e de pesquisa sobre o Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

O Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional tem como objetivo fomentar o reconhecimento e a valorização dos detentores do conhecimento e expressões culturais populares e tradicionais que, por seus saberes e pelas suas formas de expressão, preservam a história maranhense e fortalecem o sentimento de identidade e pertencimento. Já o edital Patrimônio Imaterial visa apoiar pesquisas voltadas ao patrimônio cultural imaterial com vistas à sua valorização, preservação, salvaguarda e divulgação no âmbito do estado do Maranhão.

“Nós estamos dando um passo importante para a cultura do nosso estado com a implantação da Lei de Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial e do Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão. Vejo a cultura como fator de desenvolvimento e por isso é importante a gente ter uma política cada vez mais aprimorada que fortaleça as nossas ações, gerem oportunidades e valorizem pessoas do Maranhão que fazem cultura”, disse o deputado Bira do Pindaré.

altPara o superintendente de Patrimônio Cultural da Sectur, Eduardo Longhi, não é simplesmente um prêmio com ênfase na parte monetária, mas sim no reconhecimento real da importância dos mestres e das mestras para a cultura maranhense. “É um momento em que estamos muito contentes. Parabéns a todos nós! É uma conquista muito grande que o Governo do Estado está alcançando e vamos tentar cada vez mais ampliar as formas de proteção e divulgação da cultura popular do Maranhão”, destaca Eduardo Longhi.  

De acordo com o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, sem a decisão firme do governador Flávio Dino de que a fundação deveria apoiar os mestres e mestras da cultura popular não haveria esse espaço. “É uma novidade uma fundação de pesquisa contribuir com esse processo. Agradeço a determinação do deputado Bira do Pindaré, desde que era Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, por ter iniciado esse grande projeto”, ressalta Alex Oliveira.

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, é necessário valorizar em vida os mestres e mestras da cultura popular maranhense. “Tivemos diversas discussões em nossa secretaria, apresentamos a proposta para o governador Flávio Dino que pediu que fizéssemos um projeto em caráter de urgência. O Deputado Bira do Pindaré apreciou essa proposta, formulou em lei e a levou para aprovação na Assembleia Legislativa. Hoje esse momento é a realização de um sonho dos mestres e mestras da cultura que hoje têm uma política de estado e uma lei que os preservam”, disse Diego Galdino.   

Os editais e todas as informações como documentação necessária, data limite de submissão e data do resultado final encontram-se no site da Fapema (www.fapema.br).