20 Setembro 2017

Twitter 

You need to upgrade your Flash Player
Editais Abertos Patronage
Editais Encerrados Resultados Editais
Sistema de Eventos Licitações

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Tabela de Pagamentos Ouvidoria
Quadro de Diárias Manual de Prestação de Contas
 Autenticar Documentos Valores de Bolsas

Governo busca novas parcerias para fortalecer ReINTER

  • PDF

reuniao-reinter-secti-fapemaNa manhã desta quarta-feira (1º) ocorreu uma reunião da Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão (ReINTER) na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a participação de representantes do consulado canadense no Brasil, cujo objetivo é buscar novas parcerias junto ao consulado para o fortalecimento da ReINTER. Participaram do encontro, além da Secti, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“A reunião da ReINTER com as representantes canadenses teve como principal objetivo desenvolver possíveis acordos com o consulado para o fortalecimento da nossa rede”, afirmou a assessora de Assuntos Internacionais da Secti, Fabiana Moura.

A cônsul do governo do Canadá, Anouk Bergeron-Laliberté, falou da importância de conhecer a rede e suas principais ações, e afirmou também o quanto foi produtiva a reunião, pois muitas pistas de ações foram pensadas e planejadas para serem executadas futuramente. “Estou impressionada com a criação desta rede, e a reunião nos proporcionou a escuta das necessidades de cada instituição e assim pensarmos de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento educacional. Temos a função de criar conexões entre as universidades e institutos canadenses e brasileiros”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de parcerias da diretoria de relações internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Helena Sales, que participou da reunião, o objetivo foi alcançado. Helena confessou sua satisfação com todos os encaminhamentos que foram direcionados. “A reunião foi muito importante, no sentido de impulsionar o fortalecimento da internalização e o direcionamento de algumas ações que serão promovidas, tais como a participação de representantes canadenses no Fórum de Relações Internacionais que irá acontecer em setembro, que vai envolver a atuação da rede através de palestras, workshop, cursos e a grande possibilidade de ser realizado um consórcio com a ReINTER e o Canadá, beneficiando assim a consolidação do processo de internacionalização do Maranhão”, finalizou.

Sobre a ReINTER

A Rede, criada pela Secti através da portaria Nº 49/2016, tem por objetivo coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais, propor e programar agenda comum de cooperação acadêmica, promover intercâmbio de informações e experiências, realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais e publicar relatórios anuais com o estado da arte da cooperação acadêmica internacional.