20 Setembro 2017

Twitter 

You need to upgrade your Flash Player
Editais Abertos Patronage
Editais Encerrados Resultados Editais
Sistema de Eventos Licitações

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Tabela de Pagamentos Ouvidoria
Quadro de Diárias Manual de Prestação de Contas
 Autenticar Documentos Valores de Bolsas

Estreia nesta quinta-feira, dia 13, o programa de divulgação científica Interação Ciência, parceria entre UFMA e Fapema

  • PDF

interacao-ciencia2Estreia nesta quinta-feira, dia 13, o programa Interação Ciência, uma parceria entre a TV UFMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O programa Interação Ciência vai divulgar os resultados e a aplicabilidade dos projetos científicos desenvolvidos no Maranhão por meio de produção audiovisual e funciona como um canal de comunicação entre as pesquisas realizadas no Maranhão e a realidade da comunidade local.

O projeto Interação Ciência apresentará 30 programas, sendo 10 programas com 15 minutos de duração em formato de série documental e 20 programas de reportagem com 7 minutos de duração cada, que têm como objetivo despertar o interesse da sociedade para a aplicação das pesquisas maranhenses. Além disso, conteúdos complementares serão veiculados nas plataformas digitais oficiais da TV UFMA.

Segundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, os resultados desse projeto serão importantes para que a sociedade conheça o que vem sendo produzido e assim se fortaleça o apoio a essas pesquisas. “É importante que o público saiba o que as instituições e seus pesquisadores estão produzindo. Existem muitas pesquisas que são desconhecidas do grande público e precisam de apoio e reconhecimento, daí a importância da produção e programas como este”, afirma.

A equipe do Interação Ciência é formada por três recém-graduados e seis graduandos, sob a orientação de três professores. A coordenadora de projetos da TV, Poliana Sales destacou essa iniciativa como sendo uma concretização do slogan da TV UFMA. “A TV universitária tem o papel de formadora. E o objetivo dessa proposta para formar a equipe é proporcionar aos graduandos a oportunidade de estarem vinculados a um projeto na instituição, e aos recém-graduados de obterem uma formação complementar, experiências para o mercado que estão adentrando” explica.

As exibições serão quinzenais e cada programa abordará, de forma simples e com linguagem acessível, as produções científicas com aplicabilidade social, desenvolvidos pelas instituições de ensino do Maranhão (UFMA, UEMA, UEMASUL, IFMA, IEMA e Ceuma). Como complementação ao que será exibido na TV, será produzido no Youtube oficial da emissora um quadro denominado “Simplificado”, que pretende acrescentar à reportagem, um conteúdo que traga mais informações ao público.

*Com informações da TV UFMA