20 Setembro 2017

Twitter 

You need to upgrade your Flash Player
Editais Abertos Patronage
Editais Encerrados Resultados Editais
Sistema de Eventos Licitações

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions

Tabela de Pagamentos Ouvidoria
Quadro de Diárias Manual de Prestação de Contas
 Autenticar Documentos Valores de Bolsas

Workshop internacional promoverá discussões sobre ciência cooperativa, tecnologia e educação

  • PDF

 

bannerO diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, será moderador da mesa-redonda "A   internacionalização como estratégia para o fortalecimento da educação e da pesquisa" que integra a programação do primeiro MCAA Workshop entre Brasil e Europa: construindo um futuro sustentável baseado na ciência cooperativa, tecnologia e educação. O evento, que tem o apoio da Fapema, acontece pela primeira vez no Brasil. A abertura será no dia 27 de setembro, no Auditório  Central da Universidade Federal do Maranhão.

O Breuw tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de indústrias farmacêuticas e de biotecnologia e contará com a participação de professores de universidades de vários estados brasileiros e pesquisadores da União Europeia para compartilharem suas experiências. O evento tem como objetivo apoiar o processo de internacionalização dos institutos de ensino superior maranhenses e de outras regiões do Brasil.

Também consta na programação, que se estende até o dia 29, as mesas-redondas "Cooperação academia-indústria por meio da pesquisa e inovação", moderada pelo membro do MCAA, Daniel Praeg; e "As Ações Marie Sklwodoska Curie como catalisador do intercâmbio Brasil-Europa", moderada pela filiada do instituto de pesquisa Euraxess Brasil, Charlotte Grawit.

Haverá ainda conferências com professores de universidades nacionais e internacionais para debater sobre diversos assuntos, como biomedicina, produtos farmacêuticos naturais, oportunidades e desafios das indústrias farmacêuticas brasileiras e aplicações biotecnológicas de cianobactérias.

"O primeiro MCAA Breuw é uma excelente oportunidade para os alunos e profissionais maranhenses conhecerem as oportunidades de mobilidade nacional e internacional, bem como opções de fomento público e privado brasileiras e europeias. Além disso, busca incentivar a criação de redes de contato com profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento e a aproximação com empresas de referência", disse o coordenador do evento, Leonardo Teixeira Dall'Agnol, professor dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) e em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFMA.

Saiba mais

A Marie Curie Alumni Association (MCAA), criada em 2017, é uma associação internacional criada para reunir todos os pesquisadores bolsistas e ex-bolsistas beneficiados com o financiamento do programa Marie Skłodowska Curie Actions (MSCA) da União Europeia, um encorajador da mobilidade internacional entre pesquisadores que já financiou 50 mil bolsistas.
A versão brasileira da MCAA tem por objetivo promover uma rede entre pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil, criando um ambiente interdisciplinar por meio de eventos e outras ações que visam à troca de conhecimentos entre os pesquisadores, além de realizar a divulgação de pesquisas.