Chamada Emergencial da União Europeia para diagnóstico do Coronavírus

Chamada Emergencial da União Europeia para diagnóstico do Coronavírus
março 19 10:48 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) informa que estão abertas até 31 de março as inscrições à chamada “Desenvolvimento de terapêutica e diagnóstico para combater infecções por coronavírus”, lançada pela Innovative Medicines Initiative, em conjunto com a União Europeia e a European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EFPIA).

A Chamada, lançada em caráter emergencial, e divulgada, no Brasil, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), tem prazo para submissão de propostas até 31 de março 2020, as quais serão avaliadas pelo lado Europeu até 15 de abril 2020, e  é aberta à participação de instituições/pesquisadores brasileiros, com co-financiamento.

O objetivo da Chamada não é o desenvolvimento de uma vacina, nem aspectos epidemiológicos, seu objetivo principal, é identificar novos agentes terapêuticos e sistemas de diagnóstico precoces, eficazes e confiáveis relacionados ao novo Coronavírus (SAR-CoV-2).

Orçamento pelo lado europeu: EUR 45.000.000. (Pelo lado  brasileiro o orçamento é definido por cada Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa  (FAP) que pretende apoiar a Chamada).

Os projetos de pesquisa devem ser apresentados por um coordenador europeu ou de país associado ao Horizon 2020  (seguindo as diretrizes da Chamada), envolvendo entidades baseadas em pelo menos 3 países da União Europeia, ou de países associados.

Os pesquisadores interessados podem verificar, abaixo, a disponibilidade de recursos para submissão de propostas.

 

Contato para esclarecimentos e/ou mais informações sobre a chamada: elisa.confap@gmail.com

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Confap