1º Fórum ReINTER será realizado no Auditório Alberto Abdalla, na sede da Fiema

setembro 15 19:43 2017

altA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão (ReINTER) realizam nos dias 21 e 22 de setembro o 1º Fórum ReINTER sobre Internacionalização do Ensino Superior no Maranhão. Devido a grande demanda por vagas, o evento será realizado no Auditório Alberto Abdalla, na sede da Fiema, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohama).

Com o tema “Oportunidades de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica do Ensino Superior no Maranhão”, o evento é voltado para estudantes, professores e servidores interessados em realizar intercâmbios ou conhecer o tema de internacionalização e mobilidade acadêmica internacional. Serão realizadas palestras e mesas redondas sobre oportunidades de intercâmbio e bolsas do Governo do Estado do Maranhão e de países como Austrália, Estados Unidos, Espanha e Portugal.

De acordo com o trainee de Gestão em Políticas Públicas da Fapema, João Arthur Reis, na abertura do evento, dia 21, às 8h, será feita a assinatura do Protocolo de Cooperação e o Plano de Trabalho da Rede. Na abertura do evento também serão lançados dois editais: Cooperação Internacional e o Estágio Nacional e Internacional.

O edital de Cooperação Internacional tem R$ 400 mil para financiar a realização de projetos de pesquisa a partir de intercâmbio de pesquisadores residentes e vinculados às instituições de ensino e pesquisa públicas no Maranhão, com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil.

Já o Edital de Estágio Nacional e Internacional tem recursos da ordem de R$ 700 mil para estimular a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas através do site http://www.reinter.secti.ma.gov.br/.

ReINTER

A ReINTER foi criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) pela Portaria Nº 49/2016. Ela tem como objetivo coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais, propor e implementar agenda comum de cooperação acadêmica internacional, promover intercâmbio de informações e experiências, realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais, e publicar relatório anual com o estado da arte da cooperação acadêmica internacional.

  Categorias: