Aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão – SNCT

Evento promovido pelo Governo do Estado sob a coordenação da Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da FAPEMA e de instituições de ensino superior, segue com programação online até sexta-feira (23)

Aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão – SNCT
outubro 20 11:40 2020

Com um novo formato, totalmente online, foi aberta na noite desta segunda-feira (19) a programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão –SNCT. A cerimônia de abertura contou com a participação do governador, Flávio Dino, do vice-governador, Carlos Brandão, de secretários de governo, entre eles o da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, reitores e pró-reitores da UFMA, UEMA, IFMA, UEMASUL, IEMA, dentre outras autoridades a exemplo de representantes da SBPC e da Academia Maranhense de Ciência. A palestra do professor doutor Miguel Nicoleles marcou a abertura do evento. Ele falou sobre “A ciência como agente de transformação social no Brasil”. Toda a programação do evento pode ser consultada no endereço https://www.semana.secti.ma.gov.br/home.

A 17ª SNCT/MA tem como tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” e, em seu pronunciamento, o governador Flávio Dino destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores maranhenses, do Brasil e de todo o mundo, sobretudo neste momento de pandemia. “Minhas palavras são de agradecimento e reconhecimento ao trabalho de todos os pesquisadores. Estamos felizes de contar mais uma vez com a presença do professor Nicoleles que tem nos ajudado no comando do Comitê Científico atinente à pandemia do coronavirus, nos ajudado a enfrentar este momento”, disse o governador enfatizando também a importância do tema da semana deste ano. “A inteligência artificial é uma fronteira a serviço da humanidade” acrescentou.

Pela primeira vez, no Maranhão, a SNCT ocorre de forma totalmente virtual. Os interessados em participar da programação, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos podem acessar o canal no YouTube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão estadual responsável pela realização do evento no estado.

O secretário da Secti, Davi Telles, lembrou que desde 2015 o Maranhão tem se destacado na realização do evento. “Somos o 6º no Brasil e o 3º no Nordeste no ranking da SNCT. Isso porque o Maranhão tem uma mola mestra que é o conhecimento. O conhecimento transformador. E isso pode ser percebido nos resultados na área”, disse o secretário.

Para o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, o evento é uma vitrine para divulgação da produção científica no Estado, do Brasil e do Mundo. “Este ano vivemos um momento atípico, mas nem por isso o Governo do Estado deixou de realizar o evento que, ao final, com certeza, trará importantes resultados na troca de conhecimento e na divulgação científica”, disse.

  Categorias: