Apoio do governo faz aumentar número de atividades durante a SNCT no interior do Estado

Apoio do governo faz aumentar número de atividades durante a SNCT no interior do Estado
outubro 10 19:09 2012

 

SNCTTO incentivo que o Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científco e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está dando para a realização de atividades no interior do estado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 15 a 21 de outubro, ampliou o número de instituições participantes do encontro. Um exemplo disso é Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus de Açailândia-MA, que pela primeira vez terá a SNTC em seu calendário de eventos.

As atividades serão realizadas no auditório do IFMA/Campus Açailândia terão como objetivo a divulgação de saberes científicos e tecnológicos que possam contribuir para o bem-estar social da comunidade local. O tema do evento é “Sustentabilidade, Economia verde e Erradicação da pobreza”, que está em conformidade com a temática nacional da SNTC e com as políticas sociais desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Nos quatro dias de programação da Semana, que contará com palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas, serão debatidos temas relacionados a práticas alternativas de sustentabilidade e erradicação das desigualdades sociais. Um dos momentos mais aguardados do evento é a palestra “Relações de trabalho e erradicação da pobreza”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Romildo Santos Silva, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Campus de São Luís-MA. Outro ponto alto da Semana será a palestra “Energia Solar”, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge de Jesus Passinho e Silva, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Paralelamente à SNTC, será realizado também no IFMA/Campus de Açailândia o 1º Seminário de Pesquisa (SEPE), onde serão apresentadas diversas pesquisas desenvolvidas pelos professores do IFMA (ao todo, são cerca de 30 trabalhos). Durante a semana, os visitantes poderão conhecer ainda a tenda temática “Um mundo desejável”, que apresentará de forma artística um mundo mais justo do ponto de vista da sustentabilidade.

O público alvo do evento são alunos do Ensino Médio Integrado, PRONATEC, PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), mulheres do Programa “Mulheres Mil” e estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFMA/Campus de Açailândia. O evento também é aberto a estudantes de outras escolas e à comunidade local.

“A SNCT e o 1º SEPE são uma oportunidade para que pesquisadores, alunos e docentes divulguem seus trabalhos, abrindo espaço para a troca de idéias entre os pesquisadores do Campus Açailândia e de outras instituições de ensino, de maneira que possam melhorar a qualidade das pesquisas desenvolvidas através da divulgação de resultados científicos e realização de parcerias”, afirmou o professor Janilson Lima Souza, coordenador geral da Semana em Açailândia.

Apoio – As atividades que serão realizadas durante SNTC em Açailândia têm o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A Fundação lançou este ano dois editais (n° 17/2012 e nº 037/2012) visando incentivar e ampliar a participação na edição 2012 da Semana de Ciência e Tecnologia, através do financiamento de projetos destinados a organização e execução de eventos científicos com foco na popularização da ciência.

Esta é uma meta do governo do Maranhão, que nos últimos anos vem se destacando entre os estados brasileiros na realização de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De 2008 até o ano passado, o número de atividades científicas aumentou mais de cinco vezes, subindo de 256 para 1.112 no ano passado. Esses números fizeram com que o estado ocupasse o sexto lugar, no país, e o segundo no Nordeste na apresentação de projetos de conhecimento na Semana de Ciência e Tecnologia.

A professora especialista Cleuma Maria Chaves de Almeida, do IFMA/Campus de Açailândia, foi uma das pesquisadoras que teve seus projetos aprovados por meio do edital nº 037/2012 – Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. “O apoio da Fapema tem sido crucial para que a gente possa realizar eventos como este”, declarou a pesquisadora.  

SNTC – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Maranhão, é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O tema deste ano “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

  Categorias: