Com apoio da Fapema, alunos da UEMA embarcam para estágio na Universidade de Aveiro em Portugal

Com apoio da Fapema, alunos da UEMA embarcam para estágio na Universidade de Aveiro em Portugal
novembro 24 14:05 2016

alunos-uema-portugal1Embarcam para Portugal no dia 28 de novembro dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Patrícia Rachel Silva e Alcimar Ferreira Ribeiro foram contemplados com bolsas do Programa Cidadão do Mundo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para estágio internacional.

Os mestrandos, alunos da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA e do PPDSR, Grete Pflueger, farão estágio de pesquisa de dois meses na Universidade de Aveiro, em Portugal. O estágio será realizado no Mestrado em Planejamento Regional e Urbano, orientados pelos professores do mestrado José Mota e Fernando Nogueira, da Universidade de Aveiro, dentro da linha de pesquisa Território e Planejamento com ênfase aos temas das dissertações dos alunos no âmbito da mobilidade e centralidade urbana. Os alunos realizam suas atividades de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. 

O Programa Cidadão do Mundo é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapema. Foram aprovados 17 projetos, com um investimento de R$ 390 mil em bolsas oriundos do Governo do Maranhão. Serão beneficiados 23 estudantes, que realizarão estágios nas áreas da Saúde, Exatas, Ciências Sociais e Humanas em nove países diferentes: Estados Unidos (4), Espanha (4), Argentina (2), Itália (1), Inglaterra (1), Canadá (1), França (2), Portugal (7) e Índia (1). 

A solenidade de entrega dos termos de outorga dos projetos contemplados foi realizada no dia 26 de outubro no salão de atos do Palácio dos Leões com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

  Categorias: