Confap e Conselho Britânico abrem chamada para workshops entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido

Confap e Conselho Britânico abrem chamada para workshops entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido
junho 04 09:39 2019

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Britânico, no contexto do Fundo Newton, lançaram nesta segunda-feira, dia 3 de junho, a Chamada 2019-2020 do programa Researcher Links. O programa tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos.

Financiado com recursos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes e do Fundo Newton, o programa Researcher Links oferece até 44 mil libras esterlinas para a realização dos workshops. Participam desta chamada as Fundações dos Estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), São Paulo (Fapesp) e do Distrito Federal (FAPDF).

Acesse a chamada aqui: http://confap.org.br/pt/editais/29/researcher-links-workshops-2019-2020

Os workshops deverão ser coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país). Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre 3 a 5 dias. A iniciativa busca servir como plataforma para a colaboração entre cientistas das duas localidades, de modo a dar suporte internacional às pesquisas e estabelecer novos links que se desenvolvam a longo prazo entre os dois países.

Temas

Os workshops devem abordar um dos seguintes temas:
Agricultura – especialmente voltada à pequena propriedade;
Água e saneamento;
Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
Crescimento econômico inclusivo;
Desastres humanitários e emergências;
Educação;
Energia renovável e energia limpa;
Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, big data: pesquisas sociais aplicadas, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação [peace building processes], sociedade civil);
Índices de desenvolvimento – coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas);
Infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas;
Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização, direitos humanos e transformação urbana);
Saúde (doenças negligenciadas).

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento).

Requisitos

Propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, um brasileiro dos estados participantes e um britânico. Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão.

O proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente. Algumas FAPs poderão possuir as suas próprias orientações associadas a essa chamada. As partes interessadas deverão consultar a sua FAP apoiadora antes de preparar a proposta.

University UK International – UUKi, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links 2019/2020 – Brazil call” ou acesse o site http://www.universitiesuk.ac.uk/International/funding-and-opportunities/Pages/newton-fund.aspx

Cronograma e envio de propostas

A chamada permanecerá aberta até às 16:00 horas (4:00 pm) horário de Londres do dia 9 de agosto de 2019. Os workshops selecionados deverão ser realizados entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

O edital (Guidelines for Applicants, em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council.

Mais informações: newton@britishcouncil.org.br

Fonte: Coordenação Comunicação Social do Confap, com informações do Conselho Britânico