Projeto apoiado pela Fapema e FAPESP apresenta ações para criação de atlas digital dos Lençóis Maranhenses

Projeto apoiado pela Fapema e FAPESP apresenta ações para criação de atlas digital dos Lençóis Maranhenses
maio 12 09:52 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema recebeu a visita da coordenação geral do projeto “Atlas Socioambiental dos Lençóis Maranhenses” na última quarta-feira, dia 08. Na ocasião, a equipe composta ainda por pesquisadores canadenses e instituições parceiras, realizou reunião com diretor-presidente, André Santos.

A visita da coordenação teve como objetivo, agradecer o apoio da Fundação, apresentar as etapas já realizadas e tratar de etapas futuras da pesquisa que está sendo realizada na região dos Lençóis Maranhenses. O projeto de pesquisa é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP, nº 2017/26794, através do edital: auxílio regular de pesquisa e pela FAPEMA, através do subprojeto nº 02731/18, apoiado pela edital Geração Ciência.

Na FAPESP, o projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado, professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo – USP e na FAPEMA, o subprojeto apoiado é coordenado pelo Prof. Ms. Ulisses Denache Vieira Souza, professor do Colégio Universitário (COLUN-UFMA).

Na oportunidade, a coordenação apresentou ao diretor-presidente da Fapema, os pesquisadores Amos Hayes, Technical Manager e a professora Kumiko Murasugi, School of Linguistics and Applied Languages que ministraram no dia 07 de maio na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o treinamento: “Cybercartography: Potentials and Applications”. O Treinamento é fruto de uma ação de cooperação internacional com o Geomatics and Cartographic Research Centre da Carleton University – Canadá, parceiro internacional do projeto.

Estava presente na reunião, a bióloga Nathali Garcia Ristau, representante do Instituto Amares, instituição parceira do projeto e que atua na conservação dos ecossistemas aquáticos na região dos Lençóis Maranhenses.

Atlas dos Lençóis Maranhenses

O projeto objetiva elaborar um atlas digital da região dos Lençóis Maranhenses. O escopo do trabalho, a escala de análise e de representação cartográfica, tem sido discutido pela equipe de pesquisa, através de uma série de ações envolvendo os pesquisadores que compõem a equipe. O projeto conta com a participação de pesquisadores dos programas de  Pós-graduação em Geografia Humana e Geografia Física e de integrantes dos Laboratórios de Aerofotogeografia e Sensoriamento Remoto – LASERE,  Cartografia  – Labcart e de Climatologia e Biogeografia – LCB, todos do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo – USP.  Além disso, a pesquisa tem a participação de professores e estudantes dos Programas de  Pós Graduação em Geografia e de Ciências Sociais, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPA  e do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos – GERUR, ambos da UFMA. O Instituto Federal do Maranhão IFMA – Campus Barreirinhas e o grupo de Informática e Geoprocessamento – GiaGeo do IFMA, Campus Monte Castelo, também são parceiros do projeto.

Mais informações sobre o Laboratório de Cartografia da USP: http://labcart.fflch.usp.br/ 

Para mais informações sobre a Cybercartography: http://wiki.gis.com/wiki/index.php/Cybercartography

E sobre Atlas, já produzidos com uso da plataforma Nunaliit acesse:

https://gcrc.carleton.ca/index.html?module=module.gcrcatlas_atlases

Sobre o Instituto Amares: https://amares.org.br/

  Categorias: