Criatividade e Design: pesquisadores lançam livro com apoio da Fapema

Criatividade e Design: pesquisadores lançam livro com apoio da Fapema
março 31 12:55 2020

Cinco artigos, produzidos por mestrandos em Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integram a coletânea “Criatividade: fio condutor do design”, lançada, neste mês, pelo selo paulista Pimenta Cultural.

A obra aborda criatividade e design, com grande abrangência, sob diversos olhares e de forma agradável, como pontua o prefácio assinado por Vania Ribas Ulbricht, professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

O livro foi organizado pelas doutoras em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Ana Lucia Zandomeneghi e Rosane Obregon, que são consultoras da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema) e integram o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA.

Dois artigos contam com a autoria de dois pesquisadores que cursam o mestrado com apoio da Fapema: Andrea Souza Saad Petrus aborda “Práticas Colaborativas: um caminho de criatividade para inovações”, enquanto Rafael Ricarte de Souza trata de “Criatividade aplicada na produção científica no Design”.

Andréa Saad, em co-autoria com Caroline Pedraça, apresenta o designer como mediador das práticas colaborativas visando a inovação. As pesquisadoras descrevem um estudo de caso utilizando o fruto da juçara, em que foram desenvolvidos uma bolsa térmica biodegradável e alimentos novos, desconhecidos pela comunidade local, como pão, a geleia e o pastel.

Rafael Ricarte, juntamente com Élida Santiago, realizou uma revisão de literatura demonstrando a carência de estudos na relação da criatividade com a produção científica.

Também integram o corpo de autores da coletânea os pesquisadores/mestrandos Ana Carolina Costa e André Fernandes (Onde está o design thinking? Áreas de aplicação na solução de problemas), Keity Martins Silva e Susana Dominici (O processo criativo na produção do design sustentável) e Pedro Rocha Filho e Ana Lúcia Zandomeneghi (Criatividade como via para o desenvolvimento econômico sustentável no design de interiores).

Aproveite o período de distanciamento social para fazer a leitura, acessando a versão digital do livro (ebook), por meio de download gratuito no link https://www.pimentacultural.com/criatividade.

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: