Editais da Fapema serão apresentados, hoje, no Instituto Federal, e, amanhã, na Ufma

Editais da Fapema serão apresentados, hoje, no Instituto Federal, e, amanhã, na Ufma
agosto 31 13:08 2009

Professores, pesquisadores, coordenadores de curso e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, (antigo Cefet), estão  convidados a participar, nesta segunda-feira, às 16h, na sede do instituto, no Monte Castelo, da apresentação dos  dez editais de fomento à pesquisa lançados pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os editais somam recursos superiores a R$ 3,5 milhões para apoio a projetos de pesquisa em diversas áreas.

A apresentação será feita pela diretora presidente da Fundação, Rosane NDSC03125Gassar Meireles Guerra, que já fez a apresentação na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e no Uniceuma e na terça-feira, dia 1º de setembro, às 9h, apresentará à comunidade científica da Universidade Federal do Maranhão. A iniciativa de levar a Fapema às universidades locais objetiva aproximar a instituição dos pesquisadores e dinamizar o acesso às informações sobre os editais da Fapema e recursos disponíveis para a produção científica maranhense.

“Nosso objetivo é difundir esses editais para que os interessados apresentem projetos e aproveitem todos os recursos que estão sendo disponibilizados pela Fapema, em parceria com o CNPq e Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia. Seguindo determinação da governadora Roseana Sarney, estamos trabalhando no sentido de incentivar projetos que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado”, conta a presidente.

Para Rosane Guerra, o lançamento dos editais mostra o comprometimento do governo e da própria Fapema em querer melhorar os indicadores técnico-científicos do Estado. Os editais encontram-se disponíveis no Portal da Fapema. Ao todo são dez editais que estão em andamento, contemplado diversas áreas do conhecimento. Quatro estão sendo lançados pela primeira vez no Maranhão e representam uma conquista para os pesquisadores do Estado.

DSC03156G

O vice-reitor Institucional e de Assuntos Comunitários do Uniceuma, Luis Anísio, onde os editais foram apresentados na sexta-feira, 28, elogiou a iniciativa da Fapema de estar levando ao conhecimento da comunidade cientifica a integra dos editais e desta forma incentivando mais pesquisadores a submeter projetos para os editais. “A iniciativa resultará no fortalecimento da pesquisa no Estado”, disse.

Editais – Entre os editais inéditos está o Edital Universal, que contempla pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento e/ou ensino e pesquisa, pública ou privada, sediada no Maranhão. Os recursos alocados pela Fapema para este edital são da ordem de R$ 1,5 milhão. As propostas para este edital devem ser apresentadas por pesquisadores doutores ou mestres, vinculados às instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centro tecnológico, público ou privados, sem fins lucrativos, sediados no Maranhão. A data limite para submissão on-line das propostas é dia 21 de setembro e para postagem é dia 23.

Os outros três editais inéditos são os de Auxilio à Editoração para publicação de livros, Auxilio à Publicação de Artigos e Auxilio à Manutenção e Conserto de Equipamento – Infraestrutura. Os dois primeiros visam incentivar as publicações científicas e tecnológicas, em especial aquelas de natureza inédita, visando difundir conhecimento, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento cientifico – cultural. O de infraestrutura objetiva apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa cientifica e tecnológica nas instituições de ensino superior e de pesquisa, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e de novos grupos, em qualquer área de conhecimento.

Estão abertos ainda os editais para o Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), para atração de doutores, sendo que cinco das 14 bolsas que estão sendo oferecidas são destinadas a profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium; o Pronex para grupos de excelência, Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Bolsa de Apoio Técnico, Bolsa PPSUS, para pesquisa em saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, e o edital do Prêmio Fapema.

Prêmio Fapema

A premiação é destinada a estudantes do ensino fundamental, médio, da graduação, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais. Ele está dividido em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

O tema deste ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”, e visa fomentar as discussões sobre este grande projeto a ser implantado no município de Bacabeira (MA).

  Categorias: