Edital PPSUS para financiamento de pesquisas na área de saúde segue com inscrições abertas até segunda-feira, 05

Edital PPSUS para financiamento de pesquisas na área de saúde segue com inscrições abertas até segunda-feira, 05
outubro 01 10:38 2020

Pesquisadores que desenvolvem pesquisas voltadas para área de saúde ganharam mais um prazo para submeter propostas ao edital Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS. A chamada pública foi reaberta e segue com inscrições até a próxima segunda-feira, 05 de outubro. Importante destacar a necessidade da submissão primeiramente na Plataforma do SISC&T – Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde, do Ministério da Saúde (http://sisct.saude.gov.br/sisct/) e em seguida no Patronage da FAPEMA (https://www3.fapema.br/patronage/login.php), conforme orientações da “Chamada FAPEMA n° 09/2020 -Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde” disponível no site da Fundação. São mais de 1,3 milhão alocados para a o edital. Mais informações no endereço www.fapema.br no link editais abertos.

São público-alvo do edital pesquisadores doutores ou mestres que serão coordenadores-proponentes dos projetos. As propostas deverão obrigatoriamente atender um dos cinco eixos temáticos do edital e linhas de pesquisa. Os eixos temáticos são: Gestão de tecnologia e informação em saúde, Educação em saúde no SUS, Gerenciamento de riscos e segurança em saúde, Atenção, gestão e cuidado em saúde e Vigilância em saúde.

O edital é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão e a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MA), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) – Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS) e em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa via apoiar atividades de CT&I que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde do Estado no contexto do Sistema único de Saúde (SUS) no âmbito da Linha de ação “Mais Ciência” e do programa “Mais Pesquisa”.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Aos proponentes que submeteram propostas no prazo anterior, a FAPEMA informa que há a possibilidade de ajustes nas plataformas de submissão (SISCT e Patronage). A reabertura das propostas poderá ser realizada mediante solicitação via e-mails sisct@saude.gov.br e informatica@fapema.br.
Outro ponto do edital que merece atenção é o item 4 que trata dos critérios de elegibilidade e o item 5.2 da referida chamada que trata da documentação de submissão on-line das propostas no PATRONAGE, principalmente para os subitens abaixo:

a. Projeto de pesquisa (ATENÇÃO: projeto em PDF gerado pelo SISC&T);
b. Currículos Lattes (ATENÇÃO: enviar em arquivo único o currículo de toda equipe);
c. Protocolo de submissão ou parecer do Comitê de Ética;
d. Carta de Anuência (ATENÇÃO: carta da instituição executora e não instituição parceira);
e. Comprovante de vínculo empregatício com a instituição executora (em caso de impossibilidade da anuência institucional eletrônica).

  Categorias: