Empresa Inovadora receberá 5 mil no Prêmio FAPEMA 2013

Empresa Inovadora receberá 5 mil no Prêmio FAPEMA 2013
julho 05 14:41 2013

premio2013

Da invenção da roda, passando pelo telefone e chegando à televisão, a humanidade sempre passou por criações inovadoras, que tem como diferencial a capacidade de deixar marcas e promover transformações sociais. Mas em pleno século XXI, desenvolver projetos que modifiquem o atual status da sociedade contemporânea tem se tornado uma missão desafiadora, mas não inatingível, tanto que cada vez mais pesquisadores – individualmente e dentro de empresas – têm investido na geração de novas ideias para alcançar objetivos estratégicos.

Pensando em recompensar essas ideias inovadoras, o Prêmio FAPEMA em sua edição 2013 terá como uma de suas categorias a Empresa Inovadora. A intenção é premiar iniciativas de inovação nas empresas maranhenses que tenham implantado inovação em alguma atividade ou produto. “São empresas que conseguem explorar com sucesso uma nova ideia na área de bens, serviços, processos de marketing, ou seja, algo diferente e indispensável. Para essa categoria o valor do prêmio será de R$5 mil”, explica a Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo (CIE) da Fundação de Amparo á Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Hallyne Moreira.

De acordo com a coordenadora, é fundamental que as empresas apresentem em seus projetos o uso da inovação como forma de alcançar objetivos estratégicos. Na prática, isso quer dizer que a inovação seria utilizada para conseguir esses objetivos, fazendo dessa atividade criativa uma ferramenta essencial para alcançar o destaque ou a liderança no setor em que atua. “É importante também que a empresa dê a oportunidade para que o profissional apresente a sua ideia. É a partir dela que poderá ser possível implantar um novo produto é fundamental para isso ter estratégia e visão”, observa.

Na avaliação dessa categoria do Prêmio FAPEMA – que este ano tem como tema “Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão – serão levadas em consideração as atividades de inovação; incluindo as compras de capital, os investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) e treinamentos ligados à inovação.

A categoria Empresa Inovadora faz parte do prêmio desde 2011, no entanto, nenhuma empresa foi agraciada com a premiação até agora, missão que move a equipe de consultores que trabalha na organização do evento. Por isso, as empresas estão sendo conscientizadas sobre a importância da participação. “Sabemos que às vezes o empresário está tão ocupado e acaba não tendo tempo para se inscrever. Mas tanto o processo disponível no edital, como a inscrição são ações rápidas, simples. Muitas empresas têm esse potencial e devem ficar atentas a essa oportunidade”, alerta a coordenadora do CIE.

Ao longo do ano FAPEMA e a Agência Brasileira de Inovação – FINEP, desenvolvem editais que apostam na criação de propostas inovadores, estimulando projetos dentro das empresas. Uma vez disponíveis, as empresas interessadas podem submeter seus trabalhos e, com isso, instigar a capacidade criativa da equipe.

Em 2013, o valor alocado no Prêmio Fapema, que é o maior do norte e nordeste, será de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) em dinheiro, além dos troféus e certificados disponíveis nas nove categorias em disputa. O regulamento completo está disponível no portal FAPEMA.

  Categorias: