Estande da Fapema movimenta Feira do Livro em São Luís

Estande da Fapema movimenta Feira do Livro em São Luís
outubro 15 13:59 2019

O estande da Fapema, na Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae, foi palco, na segunda (14) da tarde de autógrafos do livro “Mestiço: design e produto cerâmico no Maranhão”, com os autores Márcio Guimarães e Raquel Noronha. Organizada em 2017, a obra foi publicada neste ano com apoio da Fundação.

 

A obra tem como organizadores, ainda, Luciana Caracas, Denilson Santos e Glauba Cestari. Ela é fruto de uma série de pesquisas sobre material cerâmico e outros materiais, como pó de osso, e de experiências realizadas no laboratório de cerâmica do departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA.

A pesquisa envolveu inúmeros estudantes da graduação em trabalhos de extensão e pesquisa, com experiências no desenvolvimento de projetos de produtos, material, pigmentação e utilização de cores, com metodologia participativa, em que houve uma troca de experiências com os artesãos dos municípios de Rosário e São José de Ribamar.


Palestra sobre financiamento

Na mesma tarde, o diretor Científico da Fapema, João Batista Bottentuit Junior, ministrou palestra sobre “Bolsa de Financiamento Estudantil”. Ele deu orientações aos estudantes sobre inscrições em programas de bolsas de estudos oferecidas por universidades e agências financiadoras de pesquisas. Segundo ele, ter foco, compreender os requisitos do edital, elaborar um bom projeto de pesquisa e ter currículo compatível são fundamentais antes da busca pelo financiamento.

O professor Bottentuit abordou o Programa Cidadão do Mundo, os editais da Fapema, a possibilidade de realização de pesquisa no Ensino Médio, as bolsas para graduação, iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Ele apresentou, ainda, vários portais nacionais e internacionais em que os candidatos podem obter orientações sobre a realização de estudos fora do Brasil, bem como concorrer a bolsas no exterior.

As atividades prosseguiram com sorteio de livros publicados com o apoio da Fapema.

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: