Estilos musicais mais consumidos pelos jovens de São Luís são identificados em estudo

Estilos musicais mais consumidos pelos jovens de São Luís são identificados em estudo
janeiro 13 17:28 2015

1 musica tumblr meqjvo4UqS1r96906o1 500A música de um povo é uma das ferramentas que nos ajuda a entender sua sociedade, desde seus menores agrupamentos sociais. Durante todo o século XX ela foi um relato das transformações, mudando drasticamente justo quando o mundo também mudou em igual proporção.

Na segunda década do novo século, a música ainda é um instrumento útil e eficaz na hora de interpretar as sociedades, como mostra o estudo desenvolvido pelo Dr. em Educação Musical, João Quadros Júnior, “Preferências Musicais de Estudantes de Ensino Médio de Escolas Estaduais em São Luís – MA”, contemplado com o Edital Universal de 2013 da FAPEMA.

Quadros explica que “a pesquisa consiste em verificar quais são as preferências musicais de estudantes de escolas públicas de ensino médio em São Luís, observando tais preferências em função das seguintes variáveis de estudo: Escola, Série, Sexo, Idade e Religião”.

Para a análise foram selecionadas, de forma randômica, 10 escolas públicas de ensino médio da capital do estado, e por meio do contato com os gestores das escolas foram escolhidas as turmas que participariam da pesquisa.

“O questionário utilizado com os alunos consiste em uma versão adaptada do instrumento ‘Questionário sobre preferência de escuta de estilos musicais’, originalmente criado em espanhol. Esse instrumento foi composto por 19 estilos musicais, os quais obtiveram maior destaque durante a fase do pré-teste”, explica o pesquisador.

A partir das perguntas, cada participante deveria avaliar a sua frequência de escuta para cada um dos estilos indicados, informando até 3 exemplos de grupos, cantores, bandas, que, na sua opinião, representassem aquele estilo.

Participaram desse estudo as seguintes escolas estaduais: CE Anjo da Guarda, CE Dr. João Barcelar Portela, CE Cidade de São Luís, CE Francisco de Assis, CE Liceu Maranhense, CE Maria José Aragão, Colégio Militar 2 de Julho, Escola Modelo Benedito Leite, CE Pio XII e CE Governador Edison Lobão.

No total, foram ouvidos 849 estudantes de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio regular, com idades entre 14 e 30 anos.

A pesquisa está em fase de conclusão, uma vez que as respostas ainda estão sendo analisadas, mas já é possível destacar alguns pontos, segundo João Quadros.

O primeiro ponto que merece destaque é o fato de haver grande predileção destes estudantes por músicas que possuem ampla difusão nos meios de comunicação de massa, como Sertanejo, Forró, Pagode e Funk, bem como maior rejeição dos estilos axé-music, clássico e brega.

Destaca-se também que o estilo gospel aparece com grande índice de escuta, o que pode ter alguma relação entre a preferência musical dos estudantes e a sua religião, aspecto que também deverá ser analisado.

Além de Quadros, que é professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, a pesquisa conta com o suporte dos acadêmicos Abraão Abreu Estrela, Fernanda Silva da Costa, José Bernardo de Sávio Ribeiro Holanda e Whemerson Sousa da Silva.

Sobre o apoio da FAPEMA, Quadros conta que os recursos financeiros foram revertidos em materiais que servirão inclusive para outros pesquisadores.

“Com o financiamento conseguido junto à FAPEMA, foi possível adquirir diversos livros de grande relevância para o campo de estudo, tanto de autores nacionais como estrangeiros. Tais livros estarão disponíveis na biblioteca da UFMA para consulta por todos os interessados após a finalização da pesquisa”, explica.

“Além disso, conseguimos comprar outros materiais que ajudaram na execução do projeto, em especial um notebook. Dessa maneira, acredito que tais materiais poderão ser muito úteis para o desenvolvimento de novas pesquisas dentro da área da música, campo de estudo ainda pouco desenvolvido no Maranhão” completa o coordenador do estudo, João Quadros.

 

Imagem: Tumblr
  Categorias: