FAPEMA abre votação para escolha de pesquisadores que serão homenageados em 2020

FAPEMA abre votação para escolha de pesquisadores que serão homenageados em 2020
novembro 25 17:09 2020

Há 15 anos a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) vem realizando, sempre ao final do ano, o Prêmio FAPEMA. O evento tem como objetivo incentivar e reconhecer o trabalho de pesquisadores maranhenses realizado em diferentes áreas. A noite da premiação, considerada o Oscar da Ciência Maranhense, reúne professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores e representantes da sociedade em uma grande festa.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a 16º edição do Prêmio não acontecerá, mas a Fundação está organizando um evento especial, que ocorrerá de forma on-line no dia 04 de dezembro, às 19h, com transmissão pelo canal do Youtube da FAPEMA. Pesquisadores-vencedores do Prêmio Fapema nas edições de 2005 a 2019 foram indicados a três categorias – Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Mais Premiados – em reconhecimento a relevância de sua contribuição para o desenvolvimento científico do Maranhão. Os três primeiros mais votados (em cada categoria) pelo público ao Homenageados Prêmio Fapema serão laureados. A votação on-line será através do link: https://www.fapema.br/index.php/homenageados-premio/, clique e escolha o grande vencedor.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destaca que esta é uma forma da instituição manter a homenagem aos pesquisadores em um ano em que todos precisaram buscar novas alternativas para se manterem unidos. “Vivemos um ano que tivermos que nos reinventar. Um ano onde não podemos nos reunir de forma presencial, mas nem por isso devemos deixar de homenagear os pesquisadores maranhenses. Neste ano, mais do que nunca, vimos a importância da ciência, o quanto ela é fundamental no enfretamento de crises com a que estamos vivendo agora na área da saúde e em tantas outras áreas. A FAPEMA, seguindo orientação do governador Flávio Dino, tem atuado no sentido de fomentar e incentivar os pesquisadores do estado por meio de editais. E esta homenagem é uma forma de dizermos muito obrigado pelo trabalho e desempenho de cada um e que o governo vai continuar apoiando e incentivado a pesquisa no Maranhão”, disse o presidente.

SOBRE OS INDICADOS

Na categoria Jovem Pesquisador, oito vencedores do prêmio Pesquisador Júnior dos últimos 15 anos, hoje professores-doutores de instituições de ensino públicas que continuam atuando, ativamente, na área da pesquisa foram indicados para concorrer a homenagem:

1 – João Dallyson Sousa de Almeida,

2 – Juciana de Oliveira Sampaio,

3 – Larissa Sarmento dos Santos

4- Mayara Cristina Pinto Silva

5 – Paulo Tarso Silva Barros,

6- Ricardo Alves de Araújo,

7-Ulisses Magalhães Nascimento,

8- Carolina Vasconcelos Pitanga.

 

A escolha dos concorrentes na categoria Mais Premiados levou em consideração os pesquisadores que mais ganharam o Prêmio FAPEMA ao logo dos últimos 15 anos. Concorrem a esta categoria os pesquisadores:

1 – Allan Kardec Duailibe Barros Filho,

2 – Aristófanes Correa Silva,

3 – Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz,

4 – Flávia Raquel Fernandes do Nascimento,

5 –  Gilvanda Silva Nunes,

6 – José de Ribamar Ferreira Júnior,

7 – Sidney Alves Pereira,

8- Victor Elias Mouchrek Filho.

Na categoria Pesquisador Sênior a indicação dos concorrentes foi feita levando em consideração a quantidade de premiações, o tempo de atuação na área e a continuidade do trabalho ao longo dos anos. Os concorrentes são:

1- Areolino Almeida Neto,

2- Francisca Neide Costa,

3-Lívio Martins Costa Júnior,

4-Luciane Maria Oliveira Brito,

5-Maria Ozanira da Silva e Silva,

6- Patrícia Maia Correia de Albuquerque,

7- Rosane Nassar Meireles Guerra,

8-Valério Monteiro Neto.

Para saber mais sobre o trabalho dos pesquisadores que serão homenageados é só consultar o currículo Lattes de cada um, acessando o endereço http://lattes.cnpq.br/ e colocando o nome do pesquisador.

  Categorias: