FAPEMA amplia ações de divulgação científica com lançamento de coletânea com trabalhos de pesquisadores maranhenses

Os livros já estão disponíveis para leitura e para download na Plataforma Buriti no endereço – https://www3.fapema.br/buriti/

FAPEMA amplia ações de divulgação científica com lançamento de coletânea com trabalhos de pesquisadores maranhenses
agosto 28 15:08 2020

Avançando nas ações de divulgação científica e popularização da ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) lançou, na manhã desta sexta-feira (28), uma coletânea de quatro ebooks com pesquisas desenvolvidas por pesquisadores maranhenses no período de 2015 a 2018. Todos os trabalham receberam fnanciamento do Governo do Estado por meio da Fundação. Os livros já estão disponíveis para leitura e para download na Plataforma Buriti que pode ser acessada no endereço – https://www3.fapema.br/buriti/.

O lançamento da coletânea aconteceu por meio virtual no canal do Youtube da Fundação e contou com as participações do diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Pedro Nascimento, do diretor Científico da FAPEMA, João Bottentuit, do ex-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira e dos professores pesquisadores, Marcelo Moizinho, Rarielle Rodrigues Lima, Lívio Martins Costa e Marluce Wall Venâncio, que falaram em nome dos demais pesquisadores com trabalhos divulgados nos quatro ebooks : “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós”, “Mais Inclusão com Ciência e Tecnologia”, “Energia, Vida e Criatividade: Novos Olhares para a Ciência do Maranhão” e “Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente e Cultural”.

Durante seu pronunciamento, o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, destacou que a coletânea é apenas uma mostra daquilo que foi produzido na área da ciência, tecnologia e inovação no período de 2015 a 2018 – primeiro ano da gestão do governador Flávio Dino – que aumentou significativamente os recursos para pesquisa no Maranhão. “A FAPEMA hoje prestigia o trabalho daqueles que fazem pesquisa no Estado. Nós mostramos por meio desta ação a relevância do que é produzindo pelos pesquisadores maranhenses com o financiamento do Governo do Estado. A divulgação cientifica é um dos pilares do plano de trabalho da FAPEMA e eu gostaria de parabenizar todos os pesquisadores maranhenses que contribuem para o desenvolvimento do Estado e da qualidade de vida das pessoas, por meio de suas pesquisas”, disse o presidente.

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Pedro Nascimento, a divulgação das pesquisas não é somente uma forma de mostrar o que é produzido pelas academias, mas também do Governo do Estado prestar conta à sociedade dos investimentos que estão sendo feitos nesta área. “Parabenizo a todos que fazem pesquisa no Maranhão e aos envolvidos nesta iniciativa”, disse.

Os professores pesquisadores convidados para participar do lançamento classificaram a iniciativa como um espaço importante para divulgação e valorização da pesquisa no estado. Destacaram que neste momento os ebooks são meios mais utilizados para publicação de livros uma vez que garantem o acesso de forma mais fácil e ágil, levando ao conhecimento, não somente dos maranhenses, mas de todos os estados e países do mundo, o que é produzido no Maranhão.

O diretor Científico da FAPEMA, João Bottentuit, informou que os ebooks são um novo instrumento da FAPEMA na divulgação científica. “Por estar em formato digital e aberto, proporcionará, com certeza, uma oportunidade de difusão a todos os interessados nas temáticas abordadas nas publicações advindas dessa iniciativa. A Plataforma Buriti será o abrigo dessas obras e, também, será alimentada de forma sistemática com os resultados de projetos executados por meio dos mais diversos editais lançados pela FAPEMA. Quero parabenizar cada um dos autores que se dedicaram a escrita dos seus artigos que juntos compõe as quatro obras da coletânea nas mais diversas áreas do conhecimento”, disse.

O ex-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, que teve importante contribuição na produção da coletânea, também enfatizou a importância da pesquisa no Maranhão. “Esta é uma seleção que não contempla tudo que foi produzindo nos quatro anos, mas dá uma grande amostra do quanto é valoroso o trabalho dos nossos pesquisadores, quanto a produção científica do Maranhão é importante, é múltipla, atinge todas as áreas do conhecimento humano e é extremante importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, observou Alex Oliveira.

SOBRE OS EBOOKS

O primeiro ebook – “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” – está dividido em quatro sessões, treze capítulos e 259 páginas. São pesquisas nas áreas de saúde, sustentabilidade, robótica, inovação e ciência de dados; matemática, química e física.

O segundo ebook – “Mais Inclusão com Ciência e Tecnologia” – traz 248 páginas com quatro sessões e 14 capítulos em que o leitor poderá conhecer trabalhos de pesquisas tendo como foco estudos nas áreas de igualdade racial e igualdade de gênero, inclusão pela educação e pelo acesso a políticas públicas e economia solidária e inclusão produtiva.

Com o tema “Energia, Vida e Criatividade: novos olhares para a ciência do Maranhão” , o terceiro ebook traz pesquisas nas áreas de energia, ciência e tecnologia; patrimônio cultural e imaterial; cooperação internacional para o desenvolvimento do Maranhão e juventude. São quatro sessões, 15 capítulos e 279 páginas.

O quarto livro – “Maranhão de Multiplicidades: científico, consciente e cultural” – apresenta, em suas 242 páginas, quatro sessões e 12 capítulos – pesquisas que tratam sobre cidade e desigualdade, agricultura familiar e desenvolvimento; rios e mares; tecnologia, cadeia produtivas e desenvolvimento e biodiversidade.

  Categorias: