Fapema apoia ciclo de palestras que discute gênero através do cinema realizado pela UEMA

Fapema apoia ciclo de palestras que discute gênero através do cinema realizado pela UEMA
agosto 29 14:54 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apoia o evento por meio do edital Universal, o  projeto de extensão “Pensando gênero através do cinema: temporada 2020”, vinculado à coordenação de cultura da Universidade Estadual do Maranhão,  organizado e executado pelo Grupo de Pesquisa “Epistemologia e Educação” (UEMA/CNPq/FAPEMA).

O evento é realizado em formas de ciclos de palestras e tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos por meio de filmes.Por conta dos tempos pandêmicos o projeto será totalmente online e ocorrerá nos dias 31 de agosto, 14 e 21 de setembro, sempre às 19 horas.

No dia 31 de agosto a professora Amanda Cruz (ESAMAZ) comentará o filme Girl (2018), o drama belga dirigido por Lukas Dhon, que mostra a história real de Lara, uma garota transgênero de 15 anos buscando tornar-se uma bailarina profissional de sucesso. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (link).

No dia 14 de setembro a professora Carolina Pitanga (UEMA) comentará a minissérie A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020), que narra a história real de como uma afro-americana venceu a pobreza e se tornou a primeira mulher milionária nos Estados Unidos. A palestra será transmitida pelo Youtube da Coordenação de Cultura da UEMA (link).

No dia 21 de setembro a professora Ana Wuensch (UNB) irá comentar o filme documentário Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília (2010), e que pode ser acessado gratuitamente no Youtube (link). Poeira & Batom apresenta um olhar feminino sobre a história da construção de Brasília. Para participar da palestra é necessário inscrição prévia (link).

 

Fonte: Com informações da organização do evento

  Categorias: