Fapema assina acordo de cooperação com Sebrae para apoio à economia criativa no Maranhão

Fapema assina acordo de cooperação com Sebrae para apoio à economia criativa no Maranhão
novembro 14 18:45 2019

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, André Santos, e o diretor superintendente do SEBRAE/MA, Albertino Leal, assinaram, na manhã desta quinta-feira (14), convênio de cooperação técnica e financeira. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócios e de bens e serviços no âmbito da economia criativa, produzidos por empreendedores formais do Maranhão.

A meta da FAPEMA é lançar edital para submissão de projetos ainda neste ano, para que sejam executados durante o ano de 2020.  A ação vai contar com recursos de ordem de R$ 700 mil. “Nós temos recursos para pesquisa básica, mas o foco da FAPEMA hoje é tentar captar recursos do setor produtivo para fomento da pesquisa aplicada que possa trazer resultados para o dia a dia da sociedade”, afirmou André Santos. “A gente espera que a parceria consiga promover o crescimento da economia criativa no estado”, avaliou Albertino Leal. “A FAPEMA tem experiência, confiamos no trabalho que ela desenvolve e confiamos que vai ser um sucesso”, concluiu.

Participaram, ainda, do ato de formalização do convênio o coordenador de Inovação da FAPEMA, Maurício Sá; e os diretores do SEBRAE, Mauro Borralho, diretor técnico;  Mauro Formiga, gerente da Unidade Regional em São Luís;  e Daniele Abreu, gestora de Economia Criativa.

A economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços e gerou, em 2015, uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira segundo dados da  Federação das Indústrias do Rio de Janeiro,  em seu “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” publicado em dezembro de 2016.

Texto: Claudio Moraes

Fotos: Odinei de Jesus

 

  Categorias: