Fapema disponibiliza acesso aberto a acervo científico

Toda produção científica financiada pela Fundação está disponível na plataforma Buriti

Fapema disponibiliza acesso aberto a acervo científico
outubro 17 15:40 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apresentou na tarde de quarta-feira (16), na 13ª Feira do Livro de São Luís (Felis2019), no Multicenter Sebrae, a de política de acesso aberto ao conhecimento científico viabilizado pela Fundação. “É uma forma de socializar toda a produção científica dos pesquisadores do Maranhão”, afirmou o diretor presidente da FAPEMA, André Santos.

Toda pesquisa financiada pela instituição estará disponível na plataforma Buriti, no endereço www.fapema/br/buriti. “Reativamos a plataforma que é o repositório de acesso a dados de toda produção científica do Maranhão”, disse Santos. “É uma forma de consolidar o acesso público a toda produção cientifica que a FAPEMA financia como teses, dissertações e artigos”, ressaltou o presidente.

“Cada publicação efetuada com recursos da FAPEMA deve ser acessível para que os pesquisadores possam buscar esses trabalhos sem a necessidade de pagamento”, frisou o diretor Científico da instituição, João Batista Bottentuit. “Trata-se de financiamento com recursos públicos e, portanto, o acesso também deve ser público”, concluiu Bottentuit.

O lançamento foi conduzido pela bibliotecária da instituição Fernanda Sousa no auditório principal da Feira. “O acesso de todo cidadão à informação trata-se de um direito constitucional”, ressaltou Fernanda. Ela lembrou, ainda, que a FAPEMA já promove a distribuição gratuita de publicações em instituições de ensino e pesquisa.

A política de acesso aberto está regulamentada pela portaria 32/2019 e possibilita o download de todo acervo que se encontra armazenado na plataforma Patronage.

A programação do evento de lançamento da política de acesso da instituição prosseguiu com a palestra ministrada pela bibliotecária da UFMA e consultora em informação científica Suênia Oliveira Mendes. A convite da FAPEMA, ela abordou o tema “Busca e Publicação Científica: onde pesquisar e publicar seu artigo”.

Suênia apresentou diversas plataformas de acesso aberto onde os estudantes e profissionais podem realizar a sus pesquisa por informações científicas. “No momento atual em que há um mundo de dados, muitas vezes se fica perdido diante desse universo imenso sobre como acessar as informações que servem para a nossa pesquisa”, afirmou Suênia. “Foi um diálogo sobre acesso aberto, periódicos e publicação científica”, ressaltou a bibliotecária.

“O convite da Fundação à bibliotecária Suênia para tratar do tema foi no sentido de contribuir com a comunidade científica e acadêmica,” ponderou o diretor científico da instituição, João Batista Bottentuit. “É uma forma de proporcionarmos mais oportunidades aos pesquisadores, a partir de um currículo competitivo que é viabilizado com publicações realizadas”, concluiu.

Redação: Cláudio Moraes

Fotos: Odinei de Jesus