FAPEMA divulga resultado parcial do edital Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional

FAPEMA divulga resultado parcial do edital Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional
julho 16 11:10 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou, na manhã desta quinta-feira (16), o resultado parcial do edital Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional PDCRT –FAPEMA/CNPq Nº 019/2019. A lista com os contemplados nesta fase está disponível no site da Fundação no endereço www.fapema.br. A chamada pública, lançada pelo Governo do Maranhão por meio da FAPEMA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo estimular a fixação de doutores com experiência em ciência, tecnologia e inovação em instituições de ensino superior ou pesquisa no Maranhão, como forma de reduzir as desigualdades regionais.

Os profissionais irão atuar em duas vertentes: regionalização e interiorização. A primeira se caracteriza pela atração de doutores, provenientes de outros estados, para instituições de ensino superior ou pesquisa do Maranhão. Neste caso, não é permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no próprio estado.

A interiorização, por sua vez, se caracterizada pela atração de doutores para instituições acadêmicas e institutos de pesquisa localizados em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, assim reconhecidas pelo CNPq, fora da área metropolitana de São Luís. Esta permite a concessão da bolsa a doutor formado e/ou radicado no Estado.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos provenientes do tesouro estadual alocados no orçamento da FAPEMA e com recursos do orçamento do CNPq, com base no Acordo de Cooperação Técnica entre o CNPq e a FAPEMA. Serão alocados recursos financeiros no valor total de R$ 2.072.000,00.

O resultado final da chamada pública será divulgado após a fase de recursos que termina no dia 23 de julho.

 

Atualização às 15:51 de 20 de julho de 2020

 

RETIFICAÇÃO: 

Prorrogado o prazo final para fase de recurso até o dia  dia 24 de julho.

  Categorias: