Academia Maranhense de Ciências promove palestra com representante da CAPES

Evento acontece nesta sexta-feira (14), às 10h, no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney, na Universidade Ceuma – Renascença II

Academia Maranhense de Ciências promove palestra com representante da CAPES
fevereiro 10 12:14 2020

“Novo Modelo de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil”. Esse é o tema da palestra que a Academia Maranhense de Ciências (AMC) promove na sexta (14), a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney, na Universidade Ceuma – Renascença II, na capital maranhense. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema e instituições de ensino superior do estado.

As inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento.

A participação é aberta a estudantes, professores, coordenadores e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação das instituições de ensino superior, bem como a quem ainda pretende participar de novos programas de pós-graduação. “É de suma importância que a comunidade acadêmica maranhense prestigie o evento”, pontuou o diretor-presidente da Fapema André Santos.

“Os programas de pós-graduação passam, periodicamente (4 em 4 anos), por uma avaliação da CAPES, que recomenda, no fim do processo, uma melhoria ou não da qualidade de seus cursos. Agora, em 2020, está finalizando o ciclo 2017-2020, e já existe um novo modelo para realizar essa avaliação.  É sobre isso, portanto, que discutiremos no evento”, assinalou o presidente da AMC, Henrique Mariano Amaral.

A AMC foi criada, em 2008 pela FAPEMA, com intuito de reunir pesquisadores que residam há mais de cinco anos em São Luís e que tenham produção científica de relevância no meio acadêmico maranhense. Entres os objetivos da AMC estão o de contribuir na elaboração e implantação de grandes projetos como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, qualificação do ensino, ensino profissionalizante e fixação de pesquisadores.

A palestrante

A palestra será ministrada pela diretora de Avaliação  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Sônia Nair Bao.

Ela é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), com mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou pós-doutorado junto a Università degli Studi di Siena, UNISI, Itália (1994). Atualmente, é Professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade em pesquisa (PQ 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerceu a tutoria do PET/Biologia no período de 1995-2002; coordenação institucional de PIBIC de 1999-2002; coordenação de apoio à pesquisa do Decanto de Pesquisa e Pós-graduação de 2001-2005; vice-direção do Instituto de Ciências Biológicas de 2002-2006, e direção de 2006-2012; Vice-reitoria da UnB de 2012-2016. Foi membro do comitê da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2012); e foi membro do comitê da área de morfologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2011-2016). Atualmente é membro do Conselho Superior da CAPES e diretora de Avaliação.

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: