Fapema incentiva pesquisas sobre o Centro Histórico de São Luís

Acordo de cooperação firmado com a Secretaria Estadual de Cidades vai viabilizar a sistematização da produção acadêmica sobre o centro da capital maranhense

Fapema incentiva pesquisas sobre o Centro Histórico de São Luís
fevereiro 06 12:41 2020

O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, e o secretário estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), Rubens Júnior, assinaram, na manhã desta quinta (6), acordo de cooperação técnica.

O objetivo é apoiar pesquisas científicas sobre o Centro Histórico de São Luís, com a finalidade de preservar o seu valor histórico e cultural. O acordo busca, ainda, fortalecer as estratégias para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas, no âmbito dos polos de atuação do Programa de Nosso Centro, criado no ano passado pelo Governo do Maranhão.

A meta da FAPEMA é lançar edital, até o final de março, para que pesquisadores apresentem os trabalhos já finalizados sobre o Centro Histórico de São Luís, para que sejam disponibilizados na plataforma Buriti, no site da Fapema, para acesso aberto a toda a sociedade.

“Faremos uma chamamento público para que os pesquisadores apresentem projetos sobre o Nosso Centro, independentemente de terem sido financiados pela Fapema”, afirmou André Santos. “Numa etapa seguinte, iremos incentivar e apoiar a realização de pesquisas sobre o Centro Histórico de São Luís”, prosseguiu. Os trabalhos dessa segunda fase irão abranger pesquisas sobre os âmbitos habitacional, tecnológico, cultural, turístico, lazer, comercial, gastronômico e institucional.

“O governador Flávio Dino criou o programa Nosso Centro para valorizar e revitalizar ainda mais o Centro Histórico de São Luís”, assinalou o secretário Rubens Júnior. “E a Fapema passa a ser uma das mais importantes parceiras do programa, ao viabilizar, com celeridade, a democratização dessa produção acadêmica para que toda a sociedade possa conhecer a nossa história e o futuro do Centro Histórico e de nossa cidade”, concluiu.

Do ato de assinatura do acordo, participaram, ainda, Eva Pedroza, coordenadora do setor de Convênios da Fapema, o assessor especial da SECID, Yata Aderson, e o coordenador do Comitê Gestor do Programa Nosso Centro, José Antonio Viana.

Buriti

Buriti é uma plataforma digital https://buriti.fapema.br/ que disponibiliza o acesso aberto às pesquisas fomentadas pela Fapema de forma rápida e eficiente. Trata-se de uma forma de consolidar o acesso público a toda produção cientifica que a instituição financia como teses, dissertações e artigos, de forma gratuita.

Nosso Centro

O programa Nosso Centro foi criado pelo Governo do Maranhão, no ano passado, por meio da SECID com o objetivo de tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável. Busca preservar o valor histórico e cultural e promover o centro da cidade como espaço democrático.

 

Por Cláudio Moraes

Fotos: Odinei de Jesus