FAPEMA participa da 13ª FeliS com tarde de autógrafo, palestras e relançamento de plataforma

FAPEMA participa da 13ª FeliS com tarde de autógrafo, palestras e relançamento de plataforma
outubro 08 16:50 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) estará presente na 13ª Feira do Livro de São Luís – FeliS – de 11 a 20 de outubro – com uma programação que inclui tarde de autógrafos, exposição de livros e revistas publicados com o apoio da Fundação, palestras e relançamento da Plataforma Buriti. Entre as palestras já confirmadas estão a do diretor científico da FAPEMA, João Batista Bottentuit, que falará sobre Bolsa de Financiamento Estudantil; da bibliotecária, Fernanda Kátia Sousa, que irá apresentar a Política para Acesso Aberto ao Conhecimento Científico da FAPEMA e a Plataforma Buriti que será relançada durante o evento e da também bibliotecária, Suênia Oliveira Mendes, da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, que a convite da Fundação, irá proferir palestra sobre “Busca e Publicação Científica: onde pesquisar e publicar seu artigo”.

Também integra a programação da FAPEMA sorteio de livros, apresentação do vídeo Pesquisa em Destaque,  produto de comunicação da Fundação onde são divulgadas pesquisas apoiadas pelo Governo do Estado por meio da FAPEMA; rodas de conversa e de leitura. O diretor Científico da FAPEMA destacou que a Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura, é um evento importante por movimentar o setor livreiro, fomentar a leitura e ser um espaço que agrega pessoas de todas as idades, de diferentes áreas e níveis de escolaridade.

“A participação da FAPEMA no evento é no sentido de contribuir com a comunidade científica, acadêmica, divulgado alguns temas de interesse tais como a palestra da professora Suênia, que falará sobre os principais canais de comunicação do pesquisador e como ele deve proceder para conseguir uma publicação nesses canais. Na minha palestra irei mostrar como o aluno poderá conseguir uma bolsa de estudo, quais os órgãos de fomento e universidades que ofertam esse tipo de auxílios, tanto para cursos de curta como média e longa duração, entre outros”, explicou João Batista. As palestras da professora Suênia e do professor, acontecem, respectivamente, nos dias 14 e 16 de outubro, no Espaço Universitário, às 14h30.

Também como ponto alto da programação da FAPEMA, haverá o lançamento da política de acesso aberto que tem como finalidade garantir à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de todas as publicações resultantes de auxílios e bolsas da FAPEMA. “Toda publicação que tenha sido efetuada com recurso da FAPEMA deve ser acessível para que os pesquisadores possam buscar esses trabalhos sem a necessidade de pagamento, para que todos, de fato, possam ter acesso aos dados encontrados pelo pesquisador nesses referidos trabalhos”, frisou Bottentuit.

Os dados a que o professor Bottentuit se refere ficarão disponíveis na Plataforma Buriti, que será relançada durante a FeliS. “Essa plataforma já existia e estava em desuso e agora está sendo reativada. A Plataforma Buriti nada mais é que uma plataforma onde os pesquisadores terão acesso aos resumos e as propostas já contempladas pela FAPEMA, nas várias modalidades. Em um futuro breve nosso objetivo é que essa plataforma seja alimentada com os produtos desses projetos, ou seja, por artigos, teses, as dissertações que foram produzidas e financiadas com recursos públicos advindos da FAPEMA. Então a nossa participação na FeliS é tanto para apresentar os livros que foram publicados com o apoio da Fundação, mas também no sentido de enriquecimento técnico-científico com essas contribuições através das palestras que serão ministradas durante o evento”, disse o professor.

Os detalhes sobre o funcionamento da plataforma serão repassados pela bibliotecária Fernanda Kátia Silva Sousa, da FAPEMA que também falará sobre a Política para Acesso Aberto ao Conhecimento Científico da FAPEMA. A apresentação será dia 16 de outubro, às 14h30.

NOITE DE AUTÓGRAFO 

Entre os livros que serão autografados pelos autores no estande da FAPEMA estão Chorografia do Maranhão, do produtor cultural Ricarte Almeida, no dia 12 de outubro, às 18h30; Mestiço: design e produto cerâmico no Maranhão, de autoria de Lucina Caracas, Raquel Noronha e Marcio Guimarães, dia 14, às 16h; Territórios Conquistados e Megaprojetos Inconcludentes: quilombolas e cachoeira porteira, de Emanuel de Almeida Farias, dia 15, às 18h30; Desafios e práticas no ambiente escolar, que será autografado por um dos autores, Carlos Benedito Rodrigues, dia 16 às 18h30; Continuum Colonial, de autoria de Bartolomeu Rodrigues Mendonça, dia 18, às 18h30; Os Canhões de Tróia de autoria de Rafael Campos Quevedo e Wandeilson Silva de Miranda, dia 19, às 18h30. No domingo, último dia de programação da FeliS, a noite de autógrafo será com o escritor Tony Araújo autor do livro Caixa de Raiva. O evento será às 18h30.

 

Texto: Elizete Silva

Fotos: Arquivo

  Categorias: