FAPEMA participa de mesa-redonda no I Encontro de Biologia

FAPEMA participa de mesa-redonda no I Encontro de Biologia
setembro 01 15:41 2011

A assessora de planejamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Márcia Maciel, participou na tarde desta quarta-feira, 31, de uma mesa-redonda do I Encontro de Biologia, realizada no Palácio Cristo Rei. O evento promovido pela Mutual Empresa Júnior tem como objetivo debater o papel do biólogo na sociedade, os campos de trabalho e áreas de atuação. “Trouxemos para o Encontro profissionais experientes que irão contribuir para a orientação dos estudantes sobre os desafios da profissão e mercado de trabalho”, explicou Emily Raisa Perdigão, presidente da Mutual.EncontroBio

Participaram da mesa-redonda o professor Carlos William Araújo, da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Luciana Rocha, gerente financeira da Fundação Sousândrade. O tema de debate da mesa foram as pesquisas e financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luciana Rocha, da Fundação Sousândrade, declarou que mesmo não financiando diretamente projetos, a Fundação apoia e busca parceiros. O professor Carlos William, da UFMA, destacou os projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores da Universidade e ressaltou o trabalho positivo da FAPEMA para o estado: “Temos  bolsistas apoiados pelo CNPq e também pela FAPEMA, que muito tem feito pelos professores, pesquisadores e estudantes do Estado”, pontuou o professor.

O I Encontro de Biologia acontece em comemoração ao dia do biólogo (03/09) e segue até o dia 02 de setembro com programação variada com mesas-redondas, palestras e mini-cursos, no Palácio Cristo Rei.

Durante o debate, a assessora de planejamento a FAPEMA explicou o papel da Fundação e como funcionam os editais. Detalhou todos os processos de análises e julgamentos das propostas. Disse ainda, que a Fundação disponibiliza diversos projetos, pesquisas e editais, que incluem desde estudantes do ensino médio e fundamental, até doutores, mestres e pesquisadores sênior.  “São muitos projetos que vão desde a iniciação científica, bolsa de extensão, apoio a pesquisadores na empresa até fixação de doutores recém chegados ao Estado”, esclareceu Márcia Maciel.

Quem participou da mesa-redonda, aprovou o que ouviu. Foi o caso do estudante do 6º período do curso de Biologia, da UFMA, José Ribamar Sousa. “Estou aqui para ver os caminhos da minha profissão e estou satisfeito com o que estou ouvindo. Vou participar de todas as oportunidades que eu puder”, disse o jovem estudante.

“Esse encontro foi de grande valia, porque tivemos a oportunidade de apresentar o que a FAPEMA tem feito pelo Estado e como esses alunos podem estar inseridos em pesquisas, extensão e projetos de inovação”, concluiu a assessora de planejamento da FAPEMA, Márcia Maciel

  Categorias: