Fapema promove diálogos com pesquisadores do estado

Objetivo: Ouvir a comunidade científica em seus anseios e questionamentos, as suas ideias e proposições, para o aperfeiçoamento das ações institucionais

Fapema promove diálogos com pesquisadores do estado
agosto 09 18:20 2019

Ouvir a comunidade científica em seus anseios e questionamentos, as suas ideias e proposições, para o aperfeiçoamento das ações institucionais. Este é o objetivo da série de encontros que a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promoveu, entre os dias 7 e 9 deste mês, com pesquisadores do estado.

 “A ideia é prestar contas, apresentar os editais lançados e abordar o plano de trabalho previsto para execução até o final do ano”, sintetizou o diretor presidente da Fapema, André Santos. “Mas o foco principal, mesmo, é ouvir as demandas da comunidade científica”, ressaltou.

UFMA

Na manhã da quarta-feira, 7, o diálogo aconteceu com coordenadores de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Cidade Universitária Dom Delgado. Acompanhado do diretor financeiro da Fapema, Maurício Brandão, o diretor presidente André Santos ouviu, fez propostas e abriu um canal de comunicação com os pesquisadores.

“Em um momento de crise no país, é uma reunião com resultados extraordinários”, avaliou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA, Allan Kardec Filho. “A expectativa é que os laços que unem a comunidade científica fiquem mais fortes”, afirmou.

“É um momento ímpar, pois Isso nunca havia acontecido”, pontuou o diretor do Departamento de Pós-Graduação da PPGI da UFMA, Leonardo Paucar. “O apoio da Fapema é fundamental para a consolidação da pós-graduação”, disse.

UEMA

Na tarde de quinta-feira, dia 8, o diálogo foi estabelecido com os pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus Paulo VI. “Tratamos o encontro como uma reunião de trabalho”, afirmou o reitor Gustavo Costa.

O encontro com os pesquisadores foi prestigiado, ainda, pelo vice-reitor da UEMA, Walter Canales, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Seabra Nogueira. Pela Fapema, participaram, também, o diretor financeiro, Maurício Brandão, a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas, Kiany Cavalcante e o representante da Diretoria Científica, João Batista Bottentuit.

IFMA

Na manhã desta sexta, 9, o encontro se efetivou com os pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Campus São Luís Monte Castelo. De acordo com Agenor Almeida Filho, diretor-executivo do IFMA, “o professor André acertou ao sair do gabinete e ter contato direto com os pesquisadores”. Para Daniel Gomes Júnior, chefe do Departamento de Inovação da instituição, trata-se de “uma iniciativa muito saudável e inteligente”. Segundo ele, o diálogo deve possibilitar que o IFMA conquiste resultados positivos nos editais do próximo ano.

 

Avaliação

“Os encontros foram muito positivos”, ressaltou André Santos. “Foram apresentadas muitas ideias”, informou. “Vamos fazer uma reunião da diretoria e elaborar um planejamento para atender esses pleitos”, prosseguiu.

Novos encontros estão previstos para serem realizados com pesquisadores da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) e Universidade Ceuma.

 

Texto: Cláudio Moraes

Fotos: Cláudio Moraes e Odinei de Jesus

  Categorias: