FAPEMA suspende por tempo indeterminado Edital Eventos Científicos

Esta é mais uma medida que integra às ações de controle do novo coronavírus colocadas em prática pelo Governo do Estado

FAPEMA suspende por tempo indeterminado Edital Eventos Científicos
março 26 09:35 2020

Em razão do atual momento, por conta do novo coronavírus que, dentre outras coisas, implicou no adiamento e cancelamento de eventos com a reunião de grande número de pessoas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) suspendeu por tempo indeterminado o Edital Eventos Científicos.

O diretor-presidente da Fundação, André Santos, informou que logo que houver mudança do cenário, o edital será reaberto com novas datas para submissão de propostas. Por meio do edital, o Governo do Estado apoia a realização e participação em eventos relacionados à ciência, tecnologia ou inovação.

Como parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado visando o isolamento e o distanciamento social – uma das medidas mais eficazes para o controle do coronavírus – Covid-19 -, as atividades não consideradas essenciais foram suspensas em todos os órgãos e secretarias de Governo. Também foi baixado decreto suspendendo as atividades em escolas e universidades da rede pública e particular de ensino e o fechamento das atividades comerciais não essenciais.

No âmbito da FAPEMA foi suspenso o atendimento presencial e a entrega de documentos físicos pelo prazo de 90 dias, passando as demandas a serem atendidas por meio do canal exclusivo de atendimento ao pesquisador: o email ndc@fapema.br. Em caso de necessidade, documentos devem ser remetidos à FAPEMA pelos Correios, com aviso de recebimento (AR), ou por endereço eletrônico do setor competente ou no email ndc@fapema.br. Também foram suspensos os comitês de julgamento de editais, o que implica no adiamento do resultado das seleções que estão em andamento.

No início desta semana a FAPEMA, por meio de resolução, prorrogou pelo prazo de 90 dias os auxílios concedidos pela Fundação. As prorrogações serão feitas automaticamente nos processos, não sendo necessário nenhum procedimento por parte dos pesquisadores.

A prorrogação não se aplica, no entanto, para os casos em que o prazo de entrega da prestação de contas estiver esgotado ou se já houver sido instaurada tomada de contas especial.

  Categorias: