Governo cria rede de assessorias no Maranhão

Governo cria rede de assessorias no Maranhão
abril 26 21:50 2016


Jhonatan AlmadaA finalidade é tratar de assuntos internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado

Com o objetivo de criar parceria entre instituições federais e estaduais na promoção da política de ciência em assuntos internacionais, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinou a Portaria de nº 48, que visa criar uma rede de assessorias para assuntos internacionais das instituições de ensino e pesquisa do Maranhão. O secretário Jhonatan Almada assinou o termo nessa segunda-feira (25), quando esteve reunido com representantes do Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

Compõem a rede as universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA, respectivamente), além do IFMA. “Ao criar essa rede, propõe-se construir uma agenda comum de trabalho em que teremos vários produtos e fortaleceremos o trabalho das assessorias internacionais de cada instituição, além de divulgar editais e programas”, ressaltou Jhonatan Almada.

O primeiro produto da rede a ser realizado é o workshop que as assessorias irão apresentar experiências realizadas no âmbito da cooperação internacional. O segundo produto importante é o relatório anual, quando serão divulgados convênios existentes. A terceira ação é construir uma parceria com a Fapema. “Fizemos esse trabalho no âmbito do edital de Estágio Internacional. Nesta mesma linha faremos com as assessorias e com os demais editais”, comentou o secretário, pontuando que outra forma de divulgação é o relato dos estudantes de suas próprias experiências de programas que participaram.

De acordo com a representante da assessoria de rede para assuntos internacionais do IFMA, Giodarna Sperandio, o trabalho vai fomentar as ações de internacionalização. “É uma oportunidade para os estudantes aprenderem um pouco mais no exterior, compartilharem experiências, e, com isso, instigarem outros alunos”, afirmou.

O edital do Estágio Internacional está com inscrições abertas. Para obter mais informações, clique no link (http://www.secti.ma.gov.br/estagio-internacional/). Estudantes de diferentes áreas de ensino podem participar. O Estágio Internacional estimula a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com instituições de ensino ou pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

  Categorias: