Governo do Estado alinha ações em prol da produção científica da juventude

Governo do Estado alinha ações em prol da produção científica da juventude
julho 02 15:24 2020

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) se reuniram virtualmente para pautar os editais, que os órgãos coordenam conjuntamente, que tem como objetivo as produções científicas da juventude. Participaram da reunião a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; o diretor-presidente da Fapema, André Santos, além de técnicos dos dois órgãos.

Os órgãos deliberaram a respeito dos editais Geração Ciência e Juventude com Ciência, projetos em execução e também os próximos editais. Também o planejamento de ações virtuais com os jovens de Ensino Médio para estimular o desenvolvimento de pesquisa e ciência, além do Encontro Virtual de Jovens Maranhenses pela Ciência com os jovens que participam de projetos apoiados pelos editais.

A secretária Tatiana Pereira destacou o momento como uma agenda importante para fortalecer e articular as ações em conjunto. “Essa agenda é muito importante para fortalecer as ações Seejuv e Fapema que temos em prol da juventude maranhense. Destacando o compromisso do Governo do Estado para com a iniciação e a produção científica dos jovens do nosso estado” finalizou.

“Considero de grande importância esse alinhamento entre a Fapema e a Seejuv, na continuidade do fomento de pesquisa por meio de editais voltados para a juventude do Maranhão. Mesmo em tempo de pandemia e de cortes nos recursos federais, o Maranhão segue remodelando formatos e possibilitando que mais jovens possam ser incentivados a iniciar a vida cientificamente. A maior parte dos editais da Fapema contempla a graduação e pós-graduação. Os editais em conjunto com a Seejuv e Sedihpop, como por exemplo, o Juventude com Ciência e Geração Ciência são focados nos jovens do Ensino Médio, e isso se torna uma grande oportunidade para eles ingressarem no mundo da ciência e da pesquisa”, pontuou o presidente da Fapema, André Santos.

Fonte: Agência de Notícias – Governo do Maranhão

 

 

  Categorias: