Governo participa da 67ª Reunião Anual da SBPC em São Carlos

Governo participa da 67ª Reunião Anual da SBPC em São Carlos
julho 12 17:27 2015

cartaz maiorAs pesquisas produzidas no Maranhão na área de ciência, tecnologia e inovação e as ações de fomento voltadas para esta área serão apresentadas pelo governo do Maranhão na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa neste domingo (12) no campus na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. A reunião é considerada o maior evento científico e tecnológico da América Latina e reunirá pesquisadores renomados do Brasil e do exterior.

O evento configura-se como um importante espaço de debate das políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação e de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.

“O governo do Estado se faz presente na SBPC por meio da FAPEMA como forma de mostrar todo o seu engajamento na promoção da ciência, tecnologia e inovação no estado, mostrar que estamos abrindo novos caminhos para a ciência e colocando a ciência e tecnologia a serviço da mudança dos indicadores sociais do Maranhão, sendo essa uma determinação do governador Flávio Dino”, disse o diretor-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, que juntamente com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, estará representado o governo na abertura do evento que será feita pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rabelo.

Integram a programação cientifica do evento 243 atividades. No total, a reunião contará com 92 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 14 sessões especiais, 11 simpósios, 06 assembleias e 04 encontros. A palestra magna será proferida pelo ministro Aldo Rebelo.

Expot&c

A produção científica maranhense poderá ser vista em um estande montado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) onde também estarão expostos livros, revistas, vídeos, folders e outros produtos de divulgação da cultura e turismo maranhense.

O estande da FAPEMA, que deve atrair os olhares dos visitantes por trazer imagens das belezas naturais maranhenses, está montado na Expot&c, que nesta edição reunirá 37 expositores. A abertura oficial da Expot&c será na segunda-feira (13), às 12h, permanecerá aberta à visitação até sábado (18), sempre das 10 às 19h.

Este ano o tema da reunião é “Luz, Ciência e Ação”, alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A programação da 67ª Reunião Anual da SBPC foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “A teoria da relatividade geral: 100 anos depois”, “Instalações nucleares, risco e desenvolvimento no cenário atual do Brasil”, “A contribuição do trabalho dos físicos médicos na medicina – Presente e Futuro”, além de outros.

Entre alguns dos temas discutidos nas mesas-redondas estão “Energia para um futuro sustentável”, “Educação superior, pesquisa básica e política industrial”, “Internet como direito fundamental” e “Políticas públicas para educação em ciências”.

  Categorias: