Governo realiza cerimônia de pré-embarque dos alunos da terceira edição do ‘Cidadão do Mundo’

setembro 26 21:42 2017

cida-mundo-terceiro1O Governo do Estado do Maranhão realizou na tarde desta terça-feira, dia 26, no Auditório do Palácio dos Leões, a cerimônia de pré-embarque dos alunos da terceira edição do Programa ‘Cidadão do Mundo’. O governador Flávio Dino recebeu os 80 estudantes que embarcam para três meses de intercâmbio nas cidades de Madri (Espanha), Toronto e Quebec (Canadá), Boston (EUA) e Cidade do Cabo (África do Sul), com o objetivo de aprender as línguas inglesa, francesa e espanhola.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o programa tem como público-alvo jovens de 18 a 24 anos, visando dar oportunidade aos estudantes egressos da rede pública de ensino, para se aperfeiçoar em um segundo idioma em outro país com todas as despesas pagas pelo Governo.

De acordo com o governador Flávio Dino, o Governo do Maranhão possui diversos programas de cooperação visando ao aprimoramento de estudantes maranhenses em vários âmbitos de ensino, entre eles o ‘Cidadão do Mundo’.

altalt“Nós temos também os estágios internacionais que viabilizam bolsas para que estudantes maranhenses possam ter acesso a instituições de outros países. No caso do ‘Cidadão do Mundo’ estamos passando hoje para 230 o número de alunos que foram ou estão indo para o exterior como a finalidade de aperfeiçoamento da habilidade de domínio de uma segunda língua. Mas também outras experiências culturais e acadêmicas são assimiladas nesse período. Estamos plantando uma boa semente para que esses estudantes tenham uma formação mais completa e com isso, além de se qualificarem em suas carreiras acadêmicas, possam ajudar nosso estado no futuro quando tiverem desenvolvendo atividades profissionais”, disse o governador.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o programa vem ampliando seus horizontes chegando a novos destinos, como Madri e Quebec. “Hoje a juventude maranhense oriunda de escola pública tem essa oportunidade que é fruto de uma política pública que vem se universalizando. Novos horizontes começam a se abrir com essa experiência bastante rica de aprendizado de idioma durante três meses adquirindo conhecimentos que são incontáveis para o currículo e para a vida desses jovens”, afirmou o secretário.

Para o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o ‘Cidadão do Mundo’ é um sucesso que vai para a sua terceira edição completando investimentos em mobilidade acadêmica internacional. “Estamos com mais uma turma de alunos para que tenham experiências, possam concretizar os seus sonhos e buscar perspectivas de estudo. Certamente o programa é ferramenta que vai estimular os alunos a buscarem outras oportunidades nas suas vidas”, ressaltou Alex Oliveira.

“É uma sensação muito gratificante ver mais 80 jovens tendo a oportunidade de conhecer outros países. Eles farão novas amizades, irão adquirir mais independência emocional, financeira, conhecimento científico e novos idiomas. É uma experiência de vida. Essa realização é a continuação do que a gente havia proposto, só que cada vez melhor”, destacou a coordenadora do Programa ‘Cidadão do Mundo’, Fabiana Moura.

  Categorias: