Nº 30 – Maria: inclusão e reconhecimento Científico

Nº 30 – Maria: inclusão e reconhecimento Científico
dezembro 09 10:55 2017

Mesmo para aqueles que estiveram presentes em poucas cerimônias do Prêmio Fapema, o último evento proporcionou ao público uma atmosfera especial. Seria a memória de Maria Aragão que contaminou a apresentação da solenidade, realizada no dia 07 de dezembro, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão? Na ocasião, 47 pesquisadores receberam o troféu oficial do concurso, um diploma e uma premiação no valor e forma específicos, de acordo com a categoria e modalidade.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) homenageou o nome da médica e ativista Maria Aragão, que é um exemplo a ser seguido na história das lutas sociais do estado por seu engajamento em prol de uma sociedade justa e igualitária. Na página 6, o presidente da Fapema, Alex Oliveira, dedica um texto à homenageada e aos ganhadores do prêmio.

O Edital Prêmio Fapema Maria Aragão destinou às premiações recursos no valor de R$ 207 mil (duzentos e sete mil reais) oriundos do Governo do Estado do Maranhão e visa incentivar a produção científica e tecnológica das instituições do estado por meio do trabalho de alunos, pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque. O evento premiou desde alunos de ensino médio, técnico e graduação, a mestres e doutores. Ao todo, 143 propostas foram submetidas ao edital e 67 foram pré-selecionadas.

As 47 premiações foram atribuídas às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Prêmio Especial Maria Aragão. O Prêmio Especial foi dedicado ao médico infectologista, professor do Departamento de Patologia da UFMA, Antônio Rafael da Silva, que é o nosso entrevistado (página 10).

Esta edição é dedicada à divulgação da pesquisa de todos os vencedores do Prêmio Fapema Maria Aragão 2016. A partir da página 20 vocês vão conhecer a trajetória e a colaboração de cada estudante, cientista, pesquisador, professor para o desenvolvimento da ciência, além de participar da alegria e do mérito de cada um por conquistar premiação tão importante para o nosso estado. Boa leitura a todos!

  Categorias: