Lançamento do livro Novos Olhares sobre a Cidade encerra primeira edição do EQUINOX

Lançamento do livro Novos Olhares sobre a Cidade encerra primeira edição do EQUINOX
julho 29 13:21 2010

O projeto EQUINOX – Atelier de Criação Urbana, organizado por professores e pesquisadores franceses e brasileiros, é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Paris-est Marme-la-Vallée, com apoio da Univima, Aliança Francesa e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e encerrou sua primeira edição nesta quarta-feira, 28, com o lançamento do livro EQUINOX, novos olhares sobre a DSC07585cidade. São Luís 2009.

Realizado no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, o evento foi aberto pelo coordenador do projeto, professor Alex Oliveira e contou com a participação do reitor a Uema, José Augusto Oliveira; da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra; do chefe de gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia, José Francisco Batalha, que na ocasião representou o secretário, José Lauro; do representante da Universidade Paris-est Marme-la-Vallée, Thomas Bonierbale de pró-reitores da Uema, alunos do curso de arquitetura, pais e amigos.

Resultado do trabalho de 17 equipes de estudantes franceses e brasileiros em dois sítios urbanos de São Luís (Tamancão e Centro Histórico), selecionados pelas suas características histórica e sócio-ambientais, o livro apresenta a compreensão do contexto e a proposição de estratégias de desenvolvimento territorial.

As equipes trabalharam primeiramente à distância e depois in loco, cruzando métodos de leitura da cidade, métodos de investigação e de diagnóstico, resultando na proposição de projetos urbanos para a cidade. “Está é uma experiência muito positiva para a universidade, por melhorar o ensino, a pesquisa e as relações com outras instituições de ensino”, observou  José Augusto Oliveira.

A diretora-pDSC07558residente da FAPEMA disse que a intenção é que projetos semelhantes sejam realizados com universidade de outros países. “Esse intercâmbio é importante, pois desperta o interesse dos alunos de se qualificar, de aprender novas línguas e conhecer melhor o mercado” destacou Rosane Guerra. “O que está sendo apresentado no livro são melhores soluções para a ocupação dos espaços urbanos”, completou.

Para Raisa Muniz, estudante do curso de arquitetura e participante do projeto, a experiência foi muito válida para “engrandecer” sua vida profissional. “A troca de experiência com alunos e professores franceses, e a viagem à França, nos possibilitou conhecer a diferença das culturas, de pesquisa e projetos”, contou. “O trabalho apresentado no livro que está sendo lançado hoje, não é só um texto, mas é uma criação”, completou Geovana Freire, que também participou do projeto.

Segunda edição – Durante o lançamento do livro também foram apresentados os trabalhos feitos pelos alunos brasileiros e franceses na cidade francesa Mont de Marsan. No projeto – EQUINOX 2010: A Cidade em 2030, foram apresentados conceitos, programas e projetos para o Mont de Marsan, França.  Participaram da viagem à França 47 alunos do curso de arquitetura da Uema, além de professores da universidade, com apoio da FAPEMA.

A convite da diretora-presidente da Fundação, Rosane Guerra, os trabalhos serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no mês de outubro e que, no Maranhão, está sendo organizada pela instituição.

  Categorias: